Pessoas protestam com cartazes perguntando onde está o jornalista Jamal Khashoggi, que teria sido morto no consulado da Arábia Saudita em Istambul - AFP
Pessoas protestam com cartazes perguntando onde está o jornalista Jamal Khashoggi, que teria sido morto no consulado da Arábia Saudita em IstambulAFP
Por AFP

Turquia - A Arábia Saudita autorizou que os serviços de segurança turcos façam buscas em seu consulado em Istambul para investigar o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi.

"As autoridades sauditas disseram que estavam dispostas a cooperar e que podemos revistar o consulado", informou o porta-voz do ministério turco das Relações Exteriores em comunicado.

Jamal Khashoggi, jornalista crítico do governo da Arábia Saudita e que colaborava entre outros meios com o "The Washington Post", havia comparecido ao consulado para realizar trâmites administrativos.

Autoridades turcas afirmaram na noite de sábado que, segundo os primeiros resultados da investigação, Khashoggi foi assassinado dentro do consulado. Essas acusações "não têm fundamento", segundo a Arábia Saudita.

En entrevista, nesta sexta-feira, à agência Bloomberg, o príncipe herdeiro saudita Mohamed bin Salman afirmou que Jamal Khashoggi "entrou" efetivamente no consulado, mas pouco depois saiu da sede diplomática. O príncipe permitiu que as autoridades turcas revistem o consulado.

O jornal com o qual o jornalista colaborava, "The Washington Post", pediu aos Estados Unidos, no editorial do último domingo, para "exigir respostas fortes e claras" da Arábia Saudita.

Você pode gostar