Um trem descarrilou na cidade de Vacarisses, Nordeste de Barcelona, uma pessoa morreu e seis estão em estado grave - AFP
Um trem descarrilou na cidade de Vacarisses, Nordeste de Barcelona, uma pessoa morreu e seis estão em estado graveAFP
Por AFP

Espanha - Uma pessoa morreu, e outras 49 ficaram feridas, cinco em estado grave, no descarrilamento de um trem nesta terça-feira. Segundo os serviços de emergência, houve um deslizamento de terra nos arredores de Barcelona, nordeste da Espanha.

O acidente deixou "133 pessoas afetadas. Destas, um morto, cinco feridos graves, 44 feridos leves e 83 ilesos", tuitou a Defesa Civil da região da Catalunha, onde aconteceu o acidente.

O episódio aconteceu às 6h15 locais, 3h15 horário de Brasília. Em Vacarisses, um pequeno povoado de acidentado relevo 35 quilômetros ao noroeste de Barcelona, quando dois dos seis vagões de trem no trajeto Manresa-Barcelona descarrilaram.

"Observamos que ia freando até que as luzes de apagaram, e começou a se mover muito bruscamente", contou à televisão local TV3 Jordi Canudas, um dos passageiros.

Segundo a Adif, a companhia que administra a rede ferroviária na Espanha, a causa do descarrilamento foi um deslizamento de terras, após dias de fortes chuvas na região.

Imagens exibidas pela televisão mostram rochas ao lado do comboio e as equipes de emergência retirando os passageiros.

O ministro espanhol do Fomento, José Luis Ábalos, disse à rádio Cadena Ser que sua pasta abrirá uma investigação sobre o ocorrido.

Deslizamentos de terra já haviam causado descarrilamentos nessa zona em 2009 e em 2011, sem causar vítimas no primeiro e deixando 11 feridos leves no segundo, informa a imprensa espanhola.

Você pode gostar