Amelia, Sicily, 2017 - Site Gregg Segal/Daily Bread
Amelia, Sicily, 2017Site Gregg Segal/Daily Bread
Por O Dia

Rio - A menina Amelia, de 12 anos, nascida em Catania, na Itália, aparece cercada por uma dieta colorida. O verde de suas ervilhas, o amarelo de seus pimentões, o roxo de sua chicória-de-bruxelas, o laranja de seu melão. Apesar de uma única caixa de pizza, a dieta de Amelia consiste em ingredientes saudáveis, naturais e comida caseira. 

A descrição é de uma das fotos do projeto Daily Bread, do fotógrafo Gregg Segal, compartilhada em sua rede social. Este ano, o ensaio ganhou o prêmio Food Sustainability Media Award na categoria Melhor da Web (Best of the Web Award). Seu objetivo é registrar os hábitos alimentares de crianças nas mais variadas culturas ao redor do mundo e alertar para a importância de uma boa alimentação. 

O fotógrafo foi a continentes como África, Ásia, Europa e América do Sul para executar o seu projeto, explorando as mais variadas culturas destes locais. No Brasil, Gregg registrou os hábitos alimentares das crianças Ademilson, Davi, Henrico e Watakanih. Segundo Segal, sua motivação é mostrar a diferença entre comunidades que prezam pela alimentação livre de alimentos industrializados e junk food daquelas que as consomem.

Kawakanih, Brasília, 2018 - Site Gregg Segal/Daily Bread

Nos últimos dois anos, ele tem andado pelo mundo pedindo para que as crianças façam um diário para registrar o que comem todos os dias durante uma semana. Ao final deste prazo, as crianças posam para as fotos cercadas por todos os alimentos que foram consumidos.

Gregg escolheu retratar a dieta infantil porque, segundo ele, os hábitos alimentares que temos quando jovens acabam durando a vida inteira e muitas vezes são o primeiro passo para problemas crônicos de saúde, como diabetes e doenças cardíacas.

Ademilson, Brasilia, 2018 - Site Gregg Segal/Daily Bread

Em 2015, a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, conduziu um estudo que identificou os países com dieta mais saudáveis do mundo. Nove dos dez países com os melhores hábitos alimentares estão na África, onde vegetais, frutas, legumes, grãos, são os ingredientes básicos de uma dieta totalmente caseira.

Em contrapartida, nos Estados Unidos, 60% das calorias que são consumidas vem de comidas processadas, industrializadas, as junk foods, e somente 1% é consumido a partir de vegetais. Essa diferença entre os hábitos alimentares são captadas de maneira bem clara pelo projeto do Gregg.

Brasil

O projeto Daily Bread passou pelo Brasil em agosto, quando Gregg fotografou em Brasília as crianças Ademilson, Davi e Watakanih. 

Ademilson é de Vão de Almas, uma vila onde moram cerca de 200 famílias, em Goiás. Davi é morador da favela Santa Luzia, em Brasília, e sofre com a falta de água potável e saneamento básico.

Davi, Brasília, 2018 - Site Gregg Segal/Daily Bread

Henrico é de São Paulo, e se destaca entre os outros por sua alimentação cheia de fast food, processados, salgadinhos e doce. Já, Watakanih, com a sua dieta rica e colorida, aparece ao lado de peixes do Rio Suiá-Miçu, em Mato Grosso, onde vive, além de tapioca e frutas.

Henrico é de São Paulo e se destaca pela quantidade de fast food, doces, processados e salgadinhos na sua dieta semanal - Site Gregg Segal/ Daily Bread

Um fato interessante sobre Watakanih, que também é compartilhado pelo fotógrafo, é que a mãe da menina, preocupada com a extinção de sua língua nativa, a Arawaki, que conta com apenas sete falantes restantes, acabou isolando a filha nos seus primeiros seis anos de vida de todos aqueles que não falavam o dialeto, fazendo com que ela seja a primeira criança criada falando Arawaki desde 1940.

O fotógrafo tem compartilhado em seu Instagram algumas fotos do projeto, contando um pouco mais sobre a história das crianças e sua rotina alimentar semanal. Confira!

Você pode gostar