Por clarissa.sardenberg

Japão - As autoridades do Japão alertaram moradores de áreas litorâneas sobre um possível tsunami com ondas de um metro de altura após o forte terremoto de magnitude 7 que sacudiu nesta sexta-feira o sudoeste do país, informou a agência japonesa "Kyodo".

O terremoto aconteceu às 16h25 GMT (13h25 de Brasília), com epicentro a um quilômetro da cidade de Kumamoto, na ilha de Kyushu, e hipocentro situado a cerca de 11 quilômetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Bebê é resgatado após dormir sob escombros de terremoto no Japão

Japão emitiu alerta de tsunami após novo terremoto nesta sexta-feira deixar EFE

O tremor registrado nesta sexta-feira em Kumamoto supera o de magnitude 6,5 ocorrido nesta quinta-feira na mesma região e que provocou pelo menos nove mortes e deixou 1.126 feridos, entre eles 50 em estado grave. Além disso, este foi o abalo sísmico mais forte no Japão desde o que, em 2011, causou mais de 18 mil mortes e provocou um desastre nuclear na usina de Fukushima.

A 120 quilômetros de onde aconteceu o terremoto desta sexta-feira fica a usina nuclear de Sendai, a única atualmente em funcionamento no Japão.

Bebê sobrevive terremoto

Um bebê de oito meses foi encontrada sob os escombros do terremoto que sacudiu o Japão e deixou nove mortos e mais de 800 feridos nesta quinta-feira foi resgatado após seis horas de operação dos bombeiros. A menina foi achada dormindo sob uma casa que desabou na cidade de Mashiki, derrubada pelo tremor de magnitude 6,5.

De acordo com a polícia local à "NBC", sua mãe, avós e irmão de 4 anos estavam na cozinha no momento do desabamento e sobreviveram. Partes do teto acabaram criando um buraco que protegeu o bebê, mas a deixou inalcançável. No entanto, a mãe conseguia vê-la e chamou os bombeiros. Foi necessário um time de 50 pessoas para o resgate.

Você pode gostar