Por lucas.cardoso

Santiago do Chile - Os restos do poeta chileno Pablo Neruda foram novamente enterrados, após seu corpo ter sido exumado em 2013 para investigações sobre a causa de sua morte. Desta forma, Neruda foi enterrado em sua casa favorita, em Isla Negra, a cerca de 70 quilômetros da capital, Santiago, que tem vista para o Oceano Pacífico.

Neruda faleceu em 23 de setembro de 1973, na clínica Santa Maria, 12 dias após um golpe de Estado contra o governo de Salvador Allende. Ele sofria de câncer de próstata e, de acordo com o boletim médico da época, essa teria sido a causa de sua morte.

O Partido Comunista (PC) do Chile, porém, pediu para a Justiça exumar o corpo do poeta para esclarecer se não foram injetados calmantes ou venenos nele. As especulações sobre a morte de Neruda surgiram após declarações de seu motorista pessoal, Manuel Araya, o qual garante que o poeta foi assassinado.

Apesar de os testes não mostrarem restos de componentes tóxicos em seus ossos, o governo chileno declarou em 2015 que é "muito provável que sua morte foi causada por terceiros". Outros exames estão sendo realizados por uma equipe de especialistas internacionais.

Você pode gostar