Por felipe.martins

Estados Unidos - Pelo segundo dia, a Califórnia teve ontem protestos de rua contra o pré-candidato à presidência Donald Trump. Por causa das manifestações, o bilionário teve que entrar pela porta dos fundos no hotel onde fez discurso na convenção do Partido Republicano. 

O empresário bilionário Donald Trump tem atraído manifestaçõesEfe

Trump teve várias vitórias nos últimos das e está cada vez mais perto de conseguir a nomeação republicana. Ao driblar os grupos que protestavam, ele ainda ironizou: "Essa não foi a entrada mais fácil que eu já fiz", disse o empresário. "Eu me senti como se na verdade eu cruzasse a fronteira".

Do lado de fora, manifestantes, muitos deles com bandeiras mexicanas, chegaram a empurrar em determinado momento os portões e as grades para avançar até os portões de segurança. Nesse momento, policiais entraram em ação e chegaram a ameaçar os grupos com cassetetes.

Os manifestantes seguravam faixas e cartazes em que chamavam Trump de “burro”, “odioso” e “racista”. No dia anterior, manifestantes já tinham marcado presença em Costa Mesa, durante um comício do empresário. Eles bloquearam as ruas, impedindo o trânsito e quebraram a janela de um carro de polícia. Mais de 20 pessoas foram presas.

As posições reacionárias e o discurso agressivo contra a imigração ilegal de Trump têm atraído cada vez mais protestos por onde quer que ele passe para fazer comícios. Uma das declarações do bilionário que causou maior revolta foi a acusação de que o México envia “traficantes de drogas e estupradores pela fronteira com os EUA”. O empresário promete construir um muro e obrigar o governo mexicano a pagar pela obra.

PROVOCAÇÕES

Por conta dessas provocações, ele teve que interromper no mês passado a campanha quando estourou um confronto entre os seus partidários e grupos que faziam protestos contra ele. O líder do Partido Republicano na Califórnia, Jim Brutle, tentou minimizar a dimensão dos protestos, dizendo que são episódios comuns na política do estado. “Se você é um candidato republicano à presidência na Califórnia e não protestam contra você, é sinal que está fazendo algo realmente errado”, disse ele à rede de televisão CNN.

Há alguns dias, Donald Trump disse que já se considera o nomeado em potencial do partido. Ele realmente dará um grande passo se ganhar as prévias de Indiana.

Você pode gostar