Por tabata.uchoa

Atenas - As forças de resgate da Grécia encontraram partes do avião da EgyptAir desaparecido na madrugada desta quinta-feira a cerca de 80 quilômetros ao sudeste da ilha de Cárpatos, confirmou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa do país.

A fonte afirmou que se trata de dois destroços de plástico de cor laranja. Eles foram encontrados na região onde as autoridades tinham lançado uma operação de busca após o desaparecimento do Airbus A320 da companhia egípcia.

Avião da Egyptair desaparece em voo entre Paris e CairoEfe

O porta-voz do Ministério da Defesa consultado pela Efe não soube determinar quem encontrou as partes da aeronave, mas se presume que um avião egípcio tenha avistado os destroços.

O ministro da Defesa da Grécia, Panos Kamenos, tinha afirmado anteriormente em entrevista coletiva que o avião perdeu muita altura pouco depois de deixar o espaço aéreo grego. Antes de desaparecer dos radares, ele teria saído de 37 mil para 15 mil pés.

Ainda segundo o ministro, a aeronave também teria dado dois giros. Primeiro, de 90 graus para a esquerda. Depois, de 360 graus no sentido oposto.

A Aviação Civil da Grécia afirmou que os pilotos do voo MS804 entraram no espaço aéreo do país às 2h24 locais de hoje (21h24 de quarta-feira em Brasília), mantendo contato com a torre de controle de Atenas por 24 minutos.

Durante o diálogo, o controlador que informou sobre o trajeto que o avião deveria tomar dentro do espaço aéreo da Grécia disse que o comandante do voo estava alegre e lhe agradeceu em grego.

Às 3h27 locais de hoje (21h47 de quarta-feira em Brasília), a torre de controle de Atenas tentou fazer novo contato para abordar a saída da aeronave rumo ao espaço aéreo egípcio. Apesar de fazer várias chamadas, o controlador não recebeu resposta. Então, ele disparou o alarme e o avião foi considerado como desaparecido.

Segundo Kamenos, um sinal pedindo resgate chegou dez minutos mais tarde, às 3h37 locais. Quatro minutos depois, um avião C-130 da Força Aérea da Grécia decolou para iniciar a operação de busca.

Você pode gostar