Por thiago.antunes

Londres - Quase dois milhões de britânicos assinaram uma petição, pela Internet, para que o Parlamento do Reino Unido realize um segundo plebiscito sobre a saída da União Europeia. Por conta do grande número de acessos, o site da Câmara dos Comuns saiu do ar. A última votação apontou que 52% dos britânicos querem que o Reino Unido deixe a UE, movimento que ficou conhecido por ‘Brexit’.

Criado por William Healey, o abaixo-assinado pede que o governo “implemente uma regra de que caso a opção por ficar ou sair tenha menos de 60% dos votos e menos de 75% de participação, deverá haver outro plebiscito”. Em sua página oficial, o parlamento afirmou que vai avaliar este pedido, assim como faz com todas as iniciativas cidadãs que reúnam mais de 100 mil assinaturas. Uma nova reunião está marcada para terça-feira para decidir se aprova a realização de um debate sobre o assunto.

Outro abaixo-assinado virtual, no site Change.org, pede ao prefeito Sadiq Khan que declare a cidade de Londres como independente do Reino Unido e a filie à UE. Essa proposta já soma 100 mil apoios. Há forte pressão de países da União Europeia para que o Reino Unido formalize o quanto antes sua saída, ao contrário da direita britânica, que não manifesta pressa.

Segundo o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que pede a Londres que apresente “imediatamente” o pedido de saída, não é um divórcio amistoso. “Mas também não era uma relação amorosa”, declarou ao canal alemão ARD. Os britânicos estão divididos. Enquanto em Londres, Manchester, Bristol, Leicester, Leeds e Liverpool, a maioria votou por permanecer na UE, cidadãos de cidades menores e zonas rurais optaram pela saída do bloco.

Você pode gostar