Por clarissa.sardenberg

Arábia Saudita - Um terrorista suicida detonou nesta segunda-feira o colete de explosivos que vestia perto do consulado dos Estados Unidos na cidade de Jidá, no litoral da Arábia Saudita, deixando dois seguranças feridos, informou o Ministério do Interior saudita. O porta-voz do Ministério do Interior, Mansour al Turki, explicou em comunicado que explosão ocorreu no estacionamento do Hospital Doutor Suliman Faqir, que fica em frente à legação diplomática.

Um dos atentados na Arábia Saudita no dia da Independência dos EUA Reprodução Twitter

O terrorista detonou o colete com explosivos que levava junto ao corpo quando os agentes de segurança do hospital se aproximaram dele, ao considerar sua conduta como suspeita. A explosão provocou a morte do suicida e deixou os dois guardas feridos, afirmou Al Turki. Além disso, o porta-voz acrescentou que uma investigação foi aberta para determinar a identidade do autor.

Al Turki disse à imprensa saudita que o terrorista era um estrangeiro residente no país, mas não deu mais detalhes sobre sua nacionalidade. Imagens divulgadas por alguns meios de comunicação locais mostram o corpo do suposto agressor no solo, ao lado de um automóvel com a porta aberta em uma rua de Jidá. O Ministério do Interior não precisou qual era o alvo do suicida, mas se fosse o consulado americano se trataria da primeira tentativa firme de ataque contra alvos estrangeiros em anos na Arábia Saudita.

O ataque aconteceu nas primeiras horas desta segunda-feira, quando os EUA celebram o dia da Independência, uma das festividades mais importantes do país.

Um porta-voz do Departamento de Estado americano disse que está em contato com as autoridades sauditas para conhecer qualquer novidade sobre o ocorrido.

O consulado de Jidá já foi palco de um ataque de radicais islamitas em dezembro de 2004, no qual morreram nove pessoas, nenhuma delas americana. A Arábia Saudita sofreu vários ataques terroristas desde que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) colocou o reino em seu ponto de mira em novembro de 2014.

Outro ataque aconteceu próximo da Mesquita do Profeta Maomé, na cidade santa de Medina. Já os outros dois aconteceram em mesquitas da cidade de Qatif, a leste do país.

De acordo com a publicação "Sky News", um dos ataques suicidas de Qatif aconteceu quando o homem estava prestes a entrar na mesquita, mas foi parado por um guarda de segurança e se explodiu.

Você pode gostar