Por tabata.uchoa

Rio - Hipertensão arterial, derrame, diabetes e colesterol alto são algumas das doenças cardiovasculares que ameaçam a vida de muita gente, principalmente homens com mais de 40 anos. Mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com a hipertensão arterial, por exemplo. ‘Silenciosa’, a doença não apresenta sintomas evidentes, o que, de acordo com o Ministério da Saúde, faz com que 12 milhões de vítimas fiquem no ‘limbo’, sem saber que sofrem com o problema. A boa notícia é que há alimentos que podem ser usados para fortalecer a saúde do coração e reduzir esses riscos.

A sardinha é rica em ômega-3%2C um tipo de gordura saudável que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL)Divulgação

“Peixes, quando de águas salgadas e profundas, como a sardinha, o salmão, atum, arenque e anchova, por exemplo, são ricos em ômega-3, um tipo de gordura saudável que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL), melhora a circulação do sangue e ainda contribui com a redução da pressão arterial”, explica a nutricionista Marcela Mendes, do Mundo Verde. Ela destaca também o azeite de oliva extra virgem, “rico em antioxidantes e gordura benéfica para a saúde cardiovascular”, fibras, alho, óleo de abacate e oleaginosas (castanha do Brasil, avelã, nozes e amêndoas).

Mas não basta apenas controlar o que vai no prato. Consenso entre especialistas, a atividade física é essencial para prevenir e controlar os problemas cardiovasculares. “O exercício físico regular é importante para o relaxamento das artérias, para uma maior eficácia na contração do coração, podendo até reverter o quadro de excesso de peso”, comenta o endocrinologista Francisco Tostes, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

“A atividade física diminui a catecolamina (produzida com o estresse) e produz endorfina, que dá sensação de bem estar, além de reduzir o estresse emocional”, completa a cardiologista Olga Ferreira de Souza, da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas e da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Ela dá outras dicas.

A obesidade tem papel primordial entre as causas das doenças, ao lado da hereditariedade, envelhecimento, sedentarismo, consumo excessivo de sal, estresse e tabagismo. É, porém, a obesidade a principal causa do aumento da pressão, o que pode levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca — a diminuição da capacidade do coração de cumprir a sua função de bombear efetivamente o sangue, que corre pelo corpo.

Para identificar as doenças, a cardiologista Olga explica que alguns sintomas indiretos podem pesar na hora do diagnóstico médico. “Dor de cabeça, principalmente na região da nuca, náusea, enjoo, tonteira. Outro sintoma indireto é o cansaço: quando faz um esforço e a pressão começa a subir”, aponta. E, para quem ainda não foi diagnosticado com doença cardiovascular, mas tem histórico familiar ou está acima do peso, Olga recomenda medir a pressão arterial regularmente.

DICAS ÚTEIS

Comer peixes ricos em ômega 3, tipo de gordura saudável que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL), como salmão, sardinha e atum, melhora a circulação do sangue e contribui para reduzir a pressão arterial.

Hortaliças e fibras (pães, arroz e massa integrais, farelo de aveia, aveia, farelo de trigo e linhaça) ajudam a prevenir a elevação do colesterol.

Consuma pouco sal, em torno de 5g de sal de cozinha por dia.

Frutas e legumes são fontes de antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras.

O consumo de laticínios deve ter um baixo teor de gordura: prefira os desnatados.

Feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico sãofontes importante de fibras.

Beba bastante líquido, cerca de 2 litros por dia.

Se gostar de chocolate, pode comer uma barrinha de 30g por dia: meio amargo ou amargo.

Reduza o consumo de alimentos gordurosos como salsicha, mortadela, frituras, salgadinhos e gorduras aparentes da carne.

Controle o açúcar: evite doces, bolos e biscoitos.

Saboreie a refeição e coma devagar. Faça pelo menos quatro refeições por dia. Inicie sempre com uma salada.

Pratique atividade física regularmente, pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

Você pode gostar