Por lucas.cardoso

Roma - A Defesa Civil da Itália elevou para 159 o número de mortos no terremoto de magnitude 6 graus na escala Richter que devastou nesta quarta-feira várias localidades na região central do país, mas a quantidade de vítimas ainda deve aumentar porque há dezenas de pessoas desaparecidas sob os escombros.

Terremoto atingiu região do Lazio%2C onde fica Roma%2C e de Marcas na Itália devastando a cidade histórica de Amatrice e deixando mais de 70 mortosFoto%3A EFE

Segundo o último balanço parcial divulgado pelo órgão, que coordena os trabalhos de resgate e ajuda aos afetados, 106 pessoas morreram na província de Rieti, onde está a cidade de Amatrice, que ficou completamente destruída após o sismo. Há ainda outras 59 vítimas na província de Ascoli, sobretudo em Pescara de Tronto.

Fontes da Defesa Civil e o próprio primeiro-ministro da Itália já afirmaram que o número de vítimas seguirá crescendo com o passar do tempo, já que várias pessoas estão soterradas. No entanto, não há como contabilizar o número de desaparecidos porque as regiões afetadas costumam receber muitos turistas no verão europeu.

Terremoto atingiu região do Lazio%2C onde fica Roma%2C e de Marcas na Itália devastando a cidade histórica de Amatrice e deixando mais de 70 mortosFoto%3A EFE

A situação mais dramática é vivida em Amatrice, a principal cidade afetada pelo tremor e que tem 2 mil habitantes. No entanto, a população local dobra nos meses de verão e, além disso, muitos turistas tinham chegado à região para a feira gastronômica do espaguete à amatriciana, um dos pratos mais tradicionais do país.

As equipes de resgate seguem escavando os escombros com todos os equipamentos disponíveis e utilizando cachorros farejadores para tentar encontrar sobreviventes embaixo dos prédios desabados.

Os centenas de desabrigados se preparam para passar a noite nos acampamentos erguidos de forma improvisada pela Defesa Civil em quatro áreas da região mais afetada pelo sismo.

Você pode gostar