Por clarissa.sardenberg

Suíça - Cerveja pode deixar as pessoas mais sociáveis, confirmou uma pesquisa feita na Suíça e que reflete o que muita gente já desconfiava. Pesquisadores da Universidade da Basileia reuniram 60 pessoas para testes que incluíam reconhecimento de feições, empatia e excitação sexual.

O grupo era dividido igualmente entre homens e mulheres. A pesquisa mostrou que aqueles que ingeriam bebida alcoólica estavam mais abertos à companhia, animados e querendo conversar. Segundo os pesquisadores, isso foi mais nítido nas mulheres e pessoas mais tímidas.

Jovens se divertem na Oktoberfest em Munique%2C na Alemanha AFP

A pesquisa foi publicada na revista científica "Psychopharmacology" e apresentada na Conferência do Congresso Europeu de Neuropsicofarmacologia (ECNP), sobre doenças que afetam o cérebro.

Feições alegres foram reconhecidas com mais facilidade e empatia emocional foi reforçada, ainda mais com quem não teve um primeiro contato muito simpático.

Pesquisa mostrou que consumo de álcool reforça empatia e até ajuda quem não teve um 'bom contato inicial'Rodrigo Stafford

Já os participantes que consumiram cerveja sem álcool viram as imagens mostradas como "menos agradáveis" dos que as outras. Outro fator marcante foi entre as mulheres, que se comportaram de maneira diferente, no entanto os pesquisadores não notaram nível maior de excitação sexual. 

Vale lembrar que o Ministério da Saúde considera abusivo (em uma única ocasião, nos últimos 30 dias) o consumo de quatro ou mais doses de álcool para mulheres e cinco ou mais para homens. Cada dose corresponde a uma lata de cerveja, taça de vinho ou dose de destilado. A referência corresponde à quantidade que pode produzir alterações neuromotoras por conta da concentração de álcool no sangue.

Você pode gostar