Por clarissa.sardenberg

Estados Unidos - Ahmad Khan Rahami, de 28 anos, foi detido pelo FBI na manhã desta segunda-feira, de acordo com a imprensa norte-americana. Ele é acusado de ligação com os atentados de Nova York, neste sábado, e dois em Nova Jersey, neste domingo e segunda-feira. De acordo com a "NBC News", ele foi baleado. 

Segundo autoridades, ele faz parte de uma célula terrorista e não se sabe se agiu sozinho ou não. A polícia investiga atividades do grupo em Nova York e Nova Jersey, do qual ele seria o principal agente. 

Ahmad Khan Rahami foi baleado pela polícia durante confronto nesta segunda-feira%2C segundo imprensa local Reprodução Twitter

O homem foi identificado como suspeito depois que suas digitais foram encontradas em um dos artefatos caseiros que falhou no momento de detonar, de acordo com a polícia. Imagens de câmera de segurança também mostraram o suspeito próximo de uma das áreas de explosão.

Rahami é afegão naturalizado norte-americano, de acordo com o prefeito Bill de Blasio, em entrevista à "CNN" nesta segunda-feira.

Imagens de Ahmad Khan Rahami divulgadas pela polícia dos Estados Unidos Divulgação/FBI

Explosões

A investigação inclui duas bombas na cidade de Nova York e dois artefatos em duas cidades de Nova Jersey.

O prefeito de Elizabeth, Christian Bollwage, informou à "BBC" que a explosão ocorreu após pessoas encontrarem uma bolsa com cinco explosivos e enviarem um robô para desativá-las. Porém, durante os trabalhos do equipamento, uma delas explodiu por volta da 0h30 (hora local).

Por causa desse ataque, o FBI anunciou a prisão de cinco pessoas por suposto envolvimento com a explosão. Os cinco estavam tentando chegar ao aeroporto John F. Kennedy e o carro em que estavam continha armas.

Na noite deste domingo, 29 pessoas ficaram feridas com a explosão de um artefato em uma lixeira perto do Seaside Park, em Nova Jersey.

Em Nova York, uma explosão sacudiu o bairro de Chelsea, em Manhattan, e deixou a vizinhança em pânico neste sábado, correndo para se abrigar. Imagens de câmeras de segurança mostram um suspeito perto da área da explosão. Até a manhã deste domingo, 26 pessoas feridas admitidas em hospitais haviam sido liberadas.


Você pode gostar