Por thiago.antunes
Alemanha - Uma brasileira, Maria Luiza Ribeiro Viotti, será a chefe de gabinete do futuro secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou ontem a organização. No círculo mais próximo do mandatário, estarão outras duas mulheres, uma nigeriana e uma sul-coreana.
Guterres anunciou ainda que Amina J. Mohammed, da Nigéria, será a vice-secretária-geral e a sul-coreana Kyung-wha Kang assumirá um novo cargo, de Assessora Especial em Política.
Publicidade
A escolha foi feita pela sólida experiência que as três possuem em assuntos globais, desenvolvimento, diplomacia, direitos humanos e ação humanitária, segundo a organização.
“Estas indicações são o alicerce do meu time, que continuarei a construir, respeitando meu compromisso de igualdade de gênero e diversidade geográfica”, disse Guterres. Maria Luíza Ribeiro Viotti é atualmente subsecretária para Ásia e Pacífico do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, onde tem especial responsabilidade pelo trabalho com os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Publicidade
Diplomata de carreira desde 1976, recentemente foi embaixadora na Alemanha (2013 a 2016). Serviu ainda na Missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, na Embaixada do Brasil em La Paz e em diversas posições no Itamaraty em Brasília.
Maria Luiza foi Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas de 2007 a 2013, tendo chefiado a delegação do Brasil junto ao Conselho de Segurança em 2010 e 2011. Presidiu o Conselho de Segurança em fevereiro de 2011.
Publicidade
Nascida em 1954, é casada e tem um filho. Economista graduada na Universidade de Brasília, cursou o Instituto Rio Branco, academia diplomática brasileira. Amina J. Mohammed é ministra do meio ambiente da Nigéria e foi assessora especial do secretário-geral Ban Ki-moon. Kyung-wha Kang foi vice alto-comissária para Direitos Humanos entre 2007 e 2013.