Por gabriela.mattos

Colômbia - Ao menos 30 pessoas ficaram feridas neste domingo, sendo dez policiais, por uma explosão no centro de Bogotá, bem perto da Praça de Touros La Santamaría. Ali seria realizado o último evento da temporada, motivo pelo qual havia presença de grande aparato de agentes de segurança.

O prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, presente no local da explosão, chegou a anunciar a morte de um policial, mas o ministro do Interior, Juan Fernando Cristo, corrigiu a informação e disse que isso não aconteceu. “A polícia nos informa que agentes estão feridos, não há vítimas fatais”, postou Cristo, no Twitter. O ministro condenou o atentado com explosivos e o inaceitável uso de violência.

Policiais colombianos caminham próximo à área onde houve uma explosão de bomba que resultou em três dezenas de feridosEfe

A rádio colombiana Caracol informou que a detonação foi causada por bomba colocada no esgoto, próximo ao ponto onde estavam concentrados membros do Esquadrão Móvel Antidistúrbios da polícia. Na mesma área, há vários meses, um dispositivo explodiu em um atentado que causou danos materiais A polícia de Bogotá informou que as investigações sobre a explosão não esclareceram ainda se há alguma relação entre o ocorrido e as touradas.

A temporada de touradas voltou a acontecer no mês passado, depois de cinco anos de suspensão por causa de uma proibição ordenada pelas autoridades municipais. Nas últimas semanas, a polícia e ativistas dos direitos dos animais entraram em confrontos violentos nas proximidades da arena.

No mês passado, a polícia teve que lançar gás lacrimogêneo e prendeu vários manifestantes para controlar mobilizações que culminaram com ataques aos espectadores que iam às touradas na capital.

Você pode gostar