Por rafael.nascimento

Manila - Seis marinheiros vietnamitas foram sequestrados e um achado morto após um ataque contra o navio em que estavam em águas do sul das Filipinas, nesta segunda-feira, segundo a guarda litorânea do país (GCF), o que pode ser obra de Abu Sayyaf ou outros grupos jihadistas que operam na região.

Após receber uma chamada das autoridades do Vietnã, a Guarda Costeira filipina foi ao resgate do MV Giang Hai, uma embarcação de bandeira vietnamita com 17 tripulantes a bordo que tinha sido abordada por piratas em águas do Mar de Sulu.

Os soldados da Guarda Costeira das Filipinas recuperaram 10 tripulantes perto da ilha de Baguan, diante da costa da Malásia na região autônoma de Mindanao Muçulmano, e recuperaram o corpo de uma pessoa supostamente assassinado pelos piratas, segundo o porta-voz. Os seis vietnamitas restantes tinham sido sequestrados durante o ataque perpetrado por homens armados sem identificação e não se sabe para onde foram levados.

A princípio, as autoridades asseguraram que eram sete os sequestrados, mas posteriormente corrigiram este dado. A Guarda Costeira das Filipinas iniciou uma operação de busca junto com unidades das Forças Armadas e a Polícia Nacional do país na zona para tentar achar os sequestrados.

Em paralelo, as autoridades iniciaram uma investigação preliminar para determinar as circunstâncias do incidente sem apontar por enquanto a possíveis autores, embora os precedentes façam imaginar que pode ter sido obra de grupos jihadistas.

Você pode gostar