Por lucas.cardoso

Caracas - Um terremoto de 4,7 graus de magnitude na escala Richter foi registrado nesta sexta-feira no estado venezuelano de Falcón, e até o momento não há informações sobre vítimas ou danos, detalhou a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas (Funvisis).

A Funivis localizou o epicentro do tremor às 9h46 (horário local, 10h46 de Brasília) 37 quilômetros ao leste da cidade de Cabo San Román, com uma profundidade de 15,9 quilômetros,e o fenômeno foi "amplamente sentido na região centro-ocidental da Venezuela".

A presidente da Funvisis, Aura Fernández, pediu "calma perante fatos desta natureza, já que são normais na Venezuela".A região de maior atividade sísmica no país corresponde a uma faixa de cerca de 100 quilômetros de extensão definida entre as cadeias de montanhas dos Andes, a Cordilheira Central e a Cordilheira Oriental.

Nestas zonas ficam os principais sistemas de falhas (Boconó, San Sebastián e El Pilar) derivadas do choque entre a placa do Caribe e a placa Sul-Americana.

O maior terremoto registrado pela Funvisis nos últimos anos ocorreu no dia 11 de outubro de 2013, perto de Guiria, no estado Sucre (nordeste), com 5,6 graus de magnitude na escala Richter.

Você pode gostar