Por rodrigo.sampaio

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assina netsa segunda-feira um decreto que muda as medidas de proteção ambiental do país. A medida tem como objetivo impulsionar a produção nacional de energia através da emissaõ de carbono. 

A assinatura do documento está prevista para as 15h (horário de Brasília) e segue em frente com uma promessa de campanha de Trump de desmantelar os esforços do ex-presidente norte-americano, Barack Obama, para deter o aquecimento global.

Como parte do decreto, Trump deve iniciar uma revisão do Plano de Energia Limpa, que restringe a emissão de gases de efeito estufa em usinas de carvão. Além disso, irá rescindir decretos de Obama, incluindo um que falava sobre as mudanças climáticas e segurança nacional e outro que visava preparar o país para os impactos do aquecimento global.

Trump assina nesta segunda-feira decreto que muda as leis do projeto de proteção ambiental do país. Reprodução

Segundo uma fonte do governo, a equipe de Trump ainda está discutindo a retirada dos EUA do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, uma promessa de campanha.

Trump já afirmou anteriormente que considera o aquecimento global uma "farsa" inventada pelos chineses e criticou diversas vezes as leis sobre as usinas de energia como um ataque aos trabalhadores norte-americanos e à indústria do carvão, que passa por dificuldades. 

Você pode gostar