Por thiago.antunes

Equador - O candidato opositor Guillermo Lasso rejeitou nesta segunda-feira os resultados das eleições no Equador, que deram como ganhador o socialista Lenín Moreno. “Não posso aceitar estes resultados porque não correspondem à vontade popular”, atacou.

O ex-banqueiro, que obteve 48,84% dos votos contra 52,16% para Moreno com 99,29% dos votos apurados, assegurou que “há fraude grosseira na contagem”. Lasso advertiu que impugnará os resultados “assim que forem oficialmente declarados” e destacou que, segundo suas estimativas, ganhou “as eleições com margem que oscila entre quatro pontos percentuais e seis pontos percentuais”.

O candidato, que em 2013 perdeu para o presidente em fim de mandato Rafael Correa, tem previsto ir à sede do Conselho Eleitoral (CNE), em Quito, onde seus simpatizantes se concentraram para pedir transparência. “Nosso objetivo será pedir a recontagem de votos”, disse Lasso. O candidato acrescentou que, se na recontagem o partido governista Aliança País “ganhar por um voto, aqui estarei para aceitar esta vitória”.

Lenín Moreno declarou-se o presidente de todos os equatorianos. “Serei o presidente de todos, sim, de todos, mas fundamentalmente dos pobres”, declarou, visivelmente emocionado, Moreno, diante de dois mil simpatizantes reunidos em frente à sede do governo, em Quito, para a troca da guarda. Lenín ficou paraplégico após ter levado um tiro em um assalto sofrido em 1998.

Você pode gostar