Por gabriela.mattos

Estados Unidos - Aumentam as tensões na Península da Coreia. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, com seu novo teste de míssil balístico, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, faltou com respeito à China. “A Coreia do Norte não respeitou os desejos da China nem de seu respeitado presidente (Xi Jinping) quando lançou hoje, embora sem sucesso, um míssil”, disse Trump, em mensagem no Twitter no fim da noite de sexta-feira.

Foto da agência estatal norte-coreana mostra um lançamentoEfe

Pyongyang realizou ontem, às 5h30 (horário local, 17h30 de Brasília, na sexta-feira), novo teste de míssil balístico que aparentemente explodiu minutos depois do lançamento, segundo fontes militares sul-coreanas e americanas. Washington pediu à China para ajudar que Pyongyang volte à mesa de negociação, sem descartar ação militar.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, também condenou o teste do vizinho. “É uma ameaça para nosso país, é absolutamente inaceitável. Condenamos este ato nos termos mais enérgicos”, disse o premiê japonês em uma coletiva de imprensa em Londres, um dia depois de se reunir com a chefe de governo do Reino Unido, Theresa May.

Você pode gostar