Por rodrigo.sampaio

Estados Unidos - Pesquisadores americanos anunciaram nesta quinta-feira o que pode ser um grande passo para a cura para o HIV: pela primeira vez, o vírus foi eliminado do corpo de animais vivos. 

Segundo informações da Temple University, na Filadélfia, um estudo realizado por cientistas da Lewis Katz School of Medicine em parceira com a Universidade de Pittsburgh, conseguiu eliminar completamente o vírus de camundongos que haviam recebido células infectadas com HIV.

Cientistas deram grande passo na lutra contra AIDS. Segundo a ONU%2C mais de 36 milhões de pessoas vivem com a doença no mundoDivulgação

De acordo com o site da instituição, “a equipe é a primeira a demonstrar que a replicação do HIV-1 pode ser completamente suprimida e o vírus é eliminado de células infectadas em animais com uma poderosa tecnologia de edição de genes conhecida como CRISPR/ Cas9".

Os cientistas envolvidos nos estudos afirmam que o próximo passo agora é repetir os testes em primatas, animais mais indicados para este tipo de estudo, uma vez que a infecção por HIV neste tipo de organismo induz ao desenvolvimento da AIDS. “Nosso objetivo final é um ensaio clínico em pacientes humanos”, disse Kamel Khalili, um dos coordenadores do trabalho. 

Você pode gostar