Por rodrigo.sampaio

Bagdá - Um grande ataque do Estado Islâmico perto de uma popular sorveteria no centro de Bagdá e um carro-bomba na hora do rush da manhã em outra área do centro da capital deixaram pelo menos 31 mortos nesta terça-feira no Iraque, segundo autoridades locais. As ações ocorrem no momento em que o Estado Islâmico perde espaço em confrontos com as forças iraquianas e dos Estados Unidos na disputa pelo controle de Mossul, segunda maior cidade do país.

Um dos ataques ocorreu durante a hora do 'rush'%2C no centro de BagdáReprodução

Os extremistas sunitas estão cada vez mais se voltando a ataques terroristas para responder ante suas perdas no campo de batalha. O ataque da noite ocorreu em uma sorveteria no bairro de Karrada, deixando 17 mortos e 32 feridos, segundo policiais e fontes do setor de saúde. No segundo ataque, um carro cheio de explosivos foi detonado durante a hora do rush na área de Shawaka, o que deixou 14 mortos e 37 feridos. As fontes oficiais pediram anonimato, conforme as regulações vigentes no país.

Em comunicados separados, o Estado Islâmico reivindicou a autoria dos dois ataques, dizendo que eles tinham como alvo os xiitas. A Associated Press não poderia verificar a autenticidade das notas, mas elas foram divulgadas em um site militante em geral usado por extremistas.

Os ataques ocorreram dias antes do início do mês sagrado do Ramadã, quando os muçulmanos fazem jejum durante o dia. Após o por do sol, as famílias se alimentam e os restaurantes e cafés de Bagdá se enchem de gente, que ficam horas noite adentro nesses locais.

Na cidade de Mossul, no norte do país, tropas iraquianas têm expulsado combatentes do Estado Islâmico de seus últimos bastiões. Comandantes do Iraque disseram que a ofensiva, que recentemente entrou no oitavo mês, marcará o fim do ca

Você pode gostar