Por tabata.uchoa

Venezuela - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que enviará hoje uma carta ao papa Francisco pedindo ao Pontífice que faça a mediação com a oposição para que se evite “utilizar crianças” em atos de violência durante os protestos. 

O presidente afirma (sem identificar nomes) que deputados opositores recrutam jovens para gerar distúrbios nas manifestações que a oposição realiza desde 1º de abril. Disse também que “dão drogas e dinheiro” a esses jovens para conseguir suas participações. De acordo com o Ministério Público, tais manifestações já deixaram 66 mortos e mais de mil feridos.

Confrontos de rua têm gás lacrimogêneo e coquetéis molotovLuis Robayo / AFP

“Estou pedindo (...) ao Papa Francisco que sirva de intermediário para que a oposição venezuelana deixe de utilizar meninos e meninas em atos violentos e em grupos terroristas”, afirmou neste sábado Maduro em um ato em Caracas, transmitido pela rede de televisão estatal VTV.

Frequentemente, menores de idade com rostos cobertos são vistos entrando em choque com militares e policiais.

Dirigentes opositores responsabilizam Maduro pela violência, ao denunciar uma “selvagem repressão” contra os manifestantes.

CONFRONTOS
No sábado, houve confronto em Caracas entre centenas de manifestantes e agentes de segurança venezuelanos, após militares e policiais tentarem impedir uma marcha de protesto. Foi visto um grupo de jovens encapuzados soltando pedras, bombas de gás lacrimogêneo e coquetéis molotov c contra a Guarda Nacional Bolivariana (GNB) — que por sua vez atacou com gás, balas de borracha e água pressurizada. 

Você pode gostar