Por rodrigo.sampaio

Iraque - Duas pessoas morreram e centenas tiveram de ser atendidas urgentemente após uma intoxicação alimentar em massa em um campo de refugiados, a Leste de Mossul, anunciaram nesta terça-feira as autoridades iraquianas.

"Temos registros de 752 casos de intoxicação alimentar e duas mortes - uma mulher e uma criança - depois de quebrar o jejum do Ramadã na segunda-feira", explicou o porta-voz do Ministério da Saúde, Seif al-Badr. Responsáveis do setor da saúde do governo de Nínive, cuja capital é Mossul, confirmaram esse balanço e informaram que uma investigação será aberta para esclarecer o caso. 

De acordo com um porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Joel Millman, os refugiados foram intoxicados durante a ceia com a qual quebram o jejum, o "iftar". Esta refeição foi preparada por um restaurante local, a pedido de uma ONG do Catar, explicou. "Essa empresa terceirizada levou a comida para o campo três horas e meia antes de ser servida" acrescentou.

Mais de 800.000 pessoas tiveram que fugir de suas casas em Mossul desde que as forças iraquianas, apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, iniciaram uma ofensiva para expulsar o grupo extremista Estado Islâmico (EI) da cidade. Muitos dos habitantes que fugiram se estabeleceram nos campos ao redor da cidade. 


Você pode gostar