Por marlos.mendes

Montevideu — A senadora Lucía Topolansky, esposa do ex-presidente do Uruguai, José Mujica, assumiu o cargo de vice-presidente do país nesta quarta-feira, após o então vice, Raúl Sendic, renunciar, em meio a denúncias de corrupção.

Lucía Topolansky e José Mujica no parlamento uruguaio (setembro 2017)AFP

Topolansky é a primeira mulher a ocupar o cargo no Uruguai. A renúncia de Sendic foi aceita por unanimidade no Parlamento. A nova vice-presidente, de 72 anos, é uma ex-guerrilheira de esquerda, que assim como o marido, fez parte do grupo Tupamaros. Também como Mujica, Topolansky tem um estilo de vida austero e pouco preocupada com formalismos.

No Uruguai, o vice-presidente é o presidente do Senado e da Assembleia Geral do Parlamento, cargos que agora desempenhará Topolansky.

De acordo com a constituição, Sendic deveria ser substituído pelo primeiro senador da lista dos mais votados na última eleição, que foi José Mujica. No entanto, o ex-presidente não pode assumir o cargo, visto que a reeleição é proibida no Uruguai. A próxima pessoa na lista de mais votados era sua esposa, Topolansky.

Você pode gostar