Por karilayn.areias

Rio - Faltando três meses para o verão, foi dada a largada para o corre-corre às academias e dietas. Tudo para chegar com corpo bem definido e saudável à estação do ano mais querida dos cariocas. Mas é possível ganhar um visual sarado até lá? Segundo alguns especialistas, sim. Tanto naturalmente, quanto por equipamentos modernos, que, em alguns casos, prometem modelar o físico em 20 minutos. Nutricionistas e preparadores físicos mostram caminhos saudáveis para se atingir o corpo adequado e bem estar sem gastos extras.

Para Olivia Andriolo%2C hábitos saudáveis deixam o físico e mentesadios Divulgação

Para combater a flacidez e a gordura localizada, porém, são necessários acompanhamentos médicos e nutricionais. Também é preciso ter cuidado com exageros e atenção às restrições. No quesito tecnologia, três aparelhos chegam cheios de promessas. O mais novo, não invasivo, a laser, que chegará ao Rio nas próximas semanas, importado de Israel, é o Alma Prime. Promete modelagem do corpo em menos de meia hora, com ondas de ultrassom.

Tratamento estéticoArte O Dia

"Em até seis sessões, conforme pesquisas, em intervalos de uma semana a 15 dias, o paciente consegue excelentes resultados", explicou o dermatologista Thales Brettas, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Cada sessão custará R$ 500.

Thales lembra que o Alma não pode ser usado por grávidas, portadores de marca-passo, menores de 12 anos e quem tem problemas de circulação: "Fica pequena vermelhidão e sensação de calor local passageiras". Mais informações no site www.lbtlasers.com.br.

Thales Brettas será um dos primeiros dermatologistas a operar o equipamento Alma Prime no BrasilDivulgação

Dois outros equipamentos causam frisson. Um deles é o TightSculpting. "Permite esculpir o corpo e dá mais firmeza a pele", garante a dermatologista Paula Chicralla, também da SBD. A profissional explica que a combinação de ondas de lasers destrói células gordurosas, através de aumento da temperatura, sem lesionar a pele, e estimula a produção de colágeno. O processo promete reduzir gordurinhas no abdome, flancos, costas, coxas, braços, seios, nádegas e papada. O preço é salgado: R$ 1 mil por sessão.

O outro aparelho é o Coolsculpting, com ponteiras, para reduzir até 30% de gordura em uma sessão. O tratamento inovador é a base de Cryolipolysis, no qual células gordurosas são eliminadas com o frio. Tudo sem corte, sem anestesia, ou substância injetável.

Cássia Oliveira%2C nutricionista%3A "Dieta balanceada e exercícios evitam tratamentos caros"Divulgação

Olivia Andriolo, especialista em pilates, treino funcional e idealizadora do método Emagrecimento Corpo D21, lembra que os hábitos saudáveis no dia-a-dia mantém a boa saúde física e mental, dispensando a necessidade de se apelar para equipamentos emagrecedores. "E melhoram a autoestima, os sintomas de depressão e ansiedade, reduzindo riscos de doenças cardíacas".

A nutricionista Cássia Absolon (que dá as dicas de alimentação saudável no quadro ao lado), da Clínica Prevenf, lembra que nenhuma dieta é milagrosa. "É preciso reeducação alimentar, com novos hábitos. Dietas da moda são prejudiciais", alerta.

O educador físico Daniel Pinheiro, do Grupo São Cristóvão Saúde, reforça a necessidade de aquecimento antes de se exercitar, para evitar lesões. "A intensidade de cada exercício deve ser ajustada de acordo com cada um", recomendou.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Prefira frutas, legumes e verduras, que são menos calóricos do que alimentos industrializados

Aumente a ingestão de água e sucos naturais. Evite refrigerantes

Dê preferência a chás gelados, de baixas caloria

Diminua o consumo de sal, pois o sódio aumenta a pressão arterial e retém líquido, causando inchaço

Evite frituras e salgadinhos

Prefira carnes magras: peixe, frango e patinho (carne vermelha). Assadas ou grelhadas

Consuma alimentos integrais, para melhor funcionamento intestinal

Paula Chicralla%3A "Tecnologia segura e resultados rápidosDivulgação

Troque um doce por uma fruta

Evite temperos prontos, que têm mais sódio e conservantes

Priorize temperos frescos como alho, cebola, salsa, e manjericão

Durma bem e acorde cedo

Exercícios físicos: mínimo três vezes por semana e, no máximo, cinco vezes, com média de 30 a 90 minutos, dependendo da capacidade física

 

Você pode gostar