Por marlos.mendes

Bélgica - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu nesta terça-feira ao presidente catalão, o separatista Carles Puigdemont, que não tome uma decisão sobre a declaração de independência e retorne "ao diálogo possível" com Madri.

"Hoje lhe peço que respeite a ordem constitucional da Espanha e não anuncie uma decisão que torne esse diálogo impossível", declarou Tusk ante o Comitê Europeu das Regiões.

Carles Puigdemont, líder catalãoAFP

Ele recordou ainda que há poucos dias pediu ao presidente espanhol, Mariano Rajoy, que buscasse uma solução baseada no diálogo e "sem o uso da força".

O presidente catalão deve discursar nesta terça-feira pela primeira vez ante o Parlamento regional desde a realização do referendo de independência proibido pela Justiça espanhola e marcado pela violência policial para impedir a votação.

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse confiar numa solução pacífica ao conflito entre Madri e os separatistas. Ele afirmou durante um debate na Universidade Goethe de Franckfurt que "Há um golpe de força dos catalães, e eu desejo que seja administrado de forma pacífica. Acredito que esse será o caso, estou confiante" e acrescentou que "a demanda catalã não se inscreve nas regras do Estado de direito espanhol"

Você pode gostar