Por marlos.mendes

Suíça - A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, responsável pelo aquecimento global, alcançou um nível recorde em 2016, anunciou nesta segunda-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que adverte sobre um "aumento perigoso da temperatura".

"A última vez que a Terra conheceu uma quantidade de CO2 comparável aconteceu há entre três e cinco milhões de anos: a temperatura era entre 2 e 3 graus centígrados maior e o nível do mar era 10 ou 20 metros mais elevado que o nível atual", recordou a agência em seu boletim mundial sobre os gases que provocam o efeito estufa.

Organização Meteorológica Mundial adverte sobre um aumento perigoso da temperaturaThinkstock

De acordo com a OMM, este "rápido aumento" do nível de CO2 se deve à "conjunção das atividades humanas e a um potente episódio de El Niño", um fenômeno climático que aparece a cada quatro ou cinco anos e que traduz no aumento das temperaturas do Oceano Pacífico, o que provoca secas e fortes tempestades.

o documento publicado em Genebra, onde fica a sede da OMM, afirma que a concentração de 2016 e agora representa 145% do que era na época pré-industrial (antes de 1750).

Os cientistas se baseiam nos "testemunhos de gelo" (mostras cilíndricas de gelo) para observar as variações na concentração de CO2 na atmosfera.

"Se não reduzirmos rapidamente as emissões de gases do efeito estufa, e principalmente de CO2, enfrentaremos um perigoso aumento da temperatura no que resta do século, muito acima do objetivo fixado no Acordo de Paris sobre o clima", advertiu o secretário-geral da OMM, o finlandês Petteri Taalas."As futuras gerações herdarão um planeta muito menos hospitaleiro".

Desde o início da era industrial (1750), o crescimento demográfico, uma agricultura cada vez mais intensiva, a maior utilização das terras, o desmatamento, a industrialização e a exploração dos combustíveis fósseis com fins energéticos provocam um aumento da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera, o principal deles o CO2.

"O CO2 permanece na atmosfera durante séculos e no oceano por ainda mais tempo. Segundo as leis da física, a temperatura será muito maior e os fenômenos climáticos mais extremos no futuro. No entanto, não temos uma varinha mágica para provocar o desaparecimento do excedente de CO2 atmosférico", destacou Taalas.

Para Erik Solheim, diretor do Programa da ONU para o Meio Ambiente, "o tempo é cada vez mais curto".

"Os números não mentem. Nossas emissões continuam sendo muito elevadas e precisamos alterar a tendência [...] Já contamos com muitas soluções enfrentar este desafio. Falta apenas a vontade política", afirmou.

Você pode gostar