Por lucas.cardoso

Bruxelas - A União Europeia e o Reino Unido não conseguiram alcançar, nesta segunda-feira, um acordo para encerrar a última fase de suas negociações de separação, durante um encontro em Bruxelas, mas disseram estar "confiantes" de que chegarão a um acerto até o fim desta semana.

Theresa May começou a comandar o Reino Unido no fim do ano passadoEfe

A primeira-ministra britânica Theresa May e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, chegaram perto de uma resolução, mas conseguiram fazer avanços encorajadores sobre a questão da fronteira irlandesa.

May deve se encontrar esta tarde com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que lhe pediu, na sexta-feira, que "pusesse sobre a mesa, no mais tardar em 5 de dezembro, sua oferta final", para que seja avaliada na próxima cúpula europeia de 15 de dezembro. 

Tusk não escondeu seu otimismo nesta segunda e disse que UE e Reino Unido "estão se aproximando" de um acordo nas negociações sobre Brexit, depois de um encontro "encorajador" com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar. 

A negociação sobre a fatura a ser paga pela separação parece encaminhada, mas o futuro dos cidadãos europeus após o Brexit e a questão da fronteira irlandesa, considerada atualmente a discussão mais complexa, ainda estão pendentes.

Você pode gostar