Por bianca.lobianco

Rio - Um circuito com seis museus, um vizinho do outro. Não. Não estamos falando de Paris, na França, ou de Florença, na Itália. Este privilégio cultural está em Niterói e pode ser conferido em um passeio a pé pelos bairros do Ingá e da Boa Viagem. Bastam apenas de quatro a cinco horas para atravessar 150 anos de história, saindo de obras de 1860 e chegando às peças contemporâneas.

Acontece que, apesar das inúmeras atrações, este polo cultural tem atraído poucas pessoas. E é justamente para estimular as visitas que a Fundação de Artes de Niterói (FAN) pretende criar um circuito guiado pelos seis prédios históricos da região. A ideia é que ele aconteça de graça, uma vez po mês, a partir do MAC, como já ocorreu na 12ª Semana Nacional de Museus de Niterói, em maio.

Museu do Ingá tem um acervo de mais de quatro mil peças entre mobiliário e obras de arte. A visitação é gratuitaAlexandre Vieira / Agência O Dia

“Foram mais de 100 pessoas. Íamos também contando a história das ruas. Os bairros por si só são museus a céu aberto”, diz a coordenadora de Educação do Museu do Ingá, Barbara Harduin.

Depois do moderno MAC, obra de Oscar Niemeyer, é descer o mirante em direção ao Museu Janete Costa, típico sobrado português, de 1862. Com um acervo em formação, o velho casarão foi reformado e reaberto em 2013.

Aí é só atravessar a rua para entrar no Solar do Jambeiro. Palco de eventos cuturais, o prédio é uma atração à parte. As janelas, portas, o jardim e até as telhas da casa fazem uma viagem pela história. Construído em 1872, foi tombado pelo Iphan em 1974 e aberto ao público em 2001, após ser restaurado.

A duas quadras dali, está o Museu do Ingá, de 1860, que já foi sede do governo do estado e por onde passaram 43 governadores. O local, aberto a exposições, possui um acervo de mais de quatro mil peças entre mobiliário e obras de arte.

Ao lado dele fica a Sala José Cândido de Carvalho, referência em obras como fotografia, gravura e aquarela. Ela está no prédio da FAN. Presidente da entidade, André Diniz explica a vocação da região para as artes. “Aqui era uma área nobre, com bens bastante preservados. Temos uma diversidade de acervo, que vai do clássico ao contemporâneo”, disse. O passeio termina no museu Antônio Parreiras, dedicado a preservar a obra de um dos maiores pintores do Brasil. Tombado pelo Ipham, está em obras.

Circuito

MAC
Mirante da Boa Viagem s/nº. De ter a dom, das 10h às 18h. www.macniteroi.com.br

Museu Antonio Parreiras
R. Tiradentes 47, Ingá. Grátis.

Museu do Ingá
R. Pres. Pedreira 78, Ingá. De ter a sex, das 12h às 17h. Sáb, dom e feriados, das 13h às 17h. Grátis.

Museu Janete Costa
R. Pres. Domiciano 178/182, Boa Viagem. De ter a dom, das 10h às 18h. Grátis.

José Cândido de Carvalho
R. pres. Pedreira 98, Ingá. De seg a sex das 9h às 17h. Grátis.

Solar do Jambeiro
Pres. Pedreira 195, Boa Viagem.De ter a dom, 10h às 18h. Grátis.

Você pode gostar