Por bianca.lobianco

Rio - Faltam dois anos para o início dos Jogos Olímpicos de 2016, começam dia 5 de agosto, mas Niterói já vive o clima da competição. A cidade foi escolhida para abrigar e treinar a delegação brasileira de vela que, há uma semana, já está em solo, ou melhor, em águas niteroienses. O Rio Yacht Club, em São Francisco, é a base dos competidores. Também treinaram em Niterói alguns velejadores de outros países.

Barcos das classes 49er e 49er FX se cruzam no mar ALEX FERRO/RIO2016/DIVULGAÇÃO

Os atletas vieram para o Aquece Rio International Sailing Regatta, primeiro evento- teste para a Rio 2016 da modalidade, que acontece de hoje a sábado, na Baía de Guanabara. Os atletas saem da Marina da Glória, no Rio, às 13h.

Niterói não poderia mesmo ficar de fora dessa importante etapa de classificação para os Jogos Olímpicos de 2016. Celeiro de atletas da vela, a cidade tem tradição no esporte e já revelou medalhistas olímpicos como Torben Grael, agora técnico da equipe brasileira. Ele e o fenômeno Robert Scheidt são recordistas, com a marca de cinco medalhas nos Jogos para cada um.

E o Brasil tem grandes chances de continuar no topo do pódio em 2016. Filha de Torben, Martine Grael está entre as dez melhores velejadoras do mundo, segundo o ranking de classes olímpicas da Federação Internacional de Vela, divulgado segunda-feira. Ela divide a reponsabilidade e a expectativa de uma medalha olímpica com a companheira de equipe, Kahena Kunze.
A dupla faz parte da categoria 49er FX. Elas estão entre os 324 atletas de vários países que vão participar da competição esta semana, considerada a maior do esporte já organizada no Brasil. Ao todo, são 23 medalhistas olímpicos, sendo cinco campeões dos Jogos Londres 2012.

A niteroiense Isabel Swan, dona da medalha de bronze nos Jogos Pequim 2008</CW> acredita que o evento será um marco na preparação do Rio para os jogos. “Para os atletas, é um treinamento de luxo”, afirma.

Equipe feminina está concentrada no Rio Yacht Club%2C em São Francisco%2C em frente à Baía de Guanabara CBVELA/DIVULGAÇÃO

Todos os velejadores que sonham com medalha estão aqui

O Aquece Rio International Sailing Regatta é o primeiro dos 45 eventos esportivos que vão acontecer nos locais de disputas dos Jogos Olímpicos de 2016. Em agosto do ano que vem, os atletas estarão de volta à Baía de Guanabara, desta vez também com velejadores paralímpicos.

Essas provas é que garantem ou não a participação do atleta nos Jogos. É que, durante as competições, eles vão somando pontos no ranking olímpico e a vaga depende dessa pontuação. Cada país tem apenas uma vaga em cada classe de barcos.

Entre os brasileiros, se destaca Robert Scheidt, que competirá na classe Laser. Um dos ícones da vela mundial, ele é o mais condecorado atleta da modalidade. Ao lado de Torben Grael e do britânico Ben Ainslie, Scheidt tem cinco medalhas olímpicas, além de 12 títulos mundiais.

Campeão olímpico na classe 470 em Londres 2012, o australiano Mathew Belcher vai competir pela primeira vez no Rio. “Todos os atletas que sonham em conquistar uma medalha nos Jogos Rio 2016 estão aqui. Já soube que o vento varia de média para fraca intensidade na Baía e isso será um desafio para todos os velejadores”, diz Belcher.

Além dele, outros quatro campeões olímpicos de 2012 estarão na regata: o também australiano Nathan Outteridge, a espanhola Marina Alabau, na 49er FX (mesma categoria de Martine Grael); o holandês Dorian van Rijsselberge e o sueco Max Salminen.

Marina Alabau e a holandesa Marit Bouwmeester são os principais nomes femininos da competição. Marina é medalha de ouro nos Jogos Londres 2012 e campeã mundial da classe RS:X em 2009. Já Marit, entre seus títulos, está a de atual líder do ranking mundial da classe Laser.

Apesar do belo cenário, a preocupação é com o lixo na Baía de Guanabara, que pode atrapalhar a navegação e causar problemas de saúde.

Martine Grael e a companheira Kahena Kunze estão entre as dez melhores velejadoras do ranking mundialKYRA MIRSKY/DIVULGAÇÃO

Projeto Grael: inscrições estão abertas

Quem deseja ser um atleta da vela não pode perder a chance de participar do Projeto Grael, que está com as inscrições abertas. A aulas são gratuitas. O programa existe há 15 anos.

Além das aulas de vela, há também natação e cursos profissionalizantes na área náutica. As oficinas são para estudantes da rede pública, com idade entre 9 e 29 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. As matrículas devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Av. Carlos Ermelindo Marins 494, Jurujuba, Niterói.

É necessário levar atestado médico, documento que comprove a matrícula ou certidão de conclusão do Ensino Médio, identidade e CPF. Os menores de 18 anos sem RG tem que apresentar também certidão de nascimento e identidade do responsável. Informações: 2711-9875 ou secretaria@projetograel.org.br.

Dez alunos do projeto estão trabalhando no evento e vão ganhar, por dia, R$ 100 durante 10 dias.

Você pode gostar