Por victor.duarte

Niterói - Duas novidades vão marcar os 441 anos de Niterói, que serão comemorados no próximo sábado: os eventos Chefe de Família e Food Trucks, que chegam pela primeira vez a Niterói para brindar os moradores nesse mês de festa depois de percorrer vários estados. E a programação não para por aí porque as festividades já começaram e estão espalhadas por toda cidade.

De shows à inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), um complexo cultural e esportivo, passando por exposições, teatro e gastronomia, os niteroienses terão diversão garantida. É só escolher aonde ir.

Cidade Negra se apresenta no Teatro Popular finalizando a 1ª Semana da Juventude de NiteróiDivulgação

Criado em Minas Gerais, o Chefe de Família acontece de quinta-feira até o dia 30 desse mês durante a feira gastronômica no Campo de São Bento, em Icaraí, a partir das 12h. O destaque da programação é o Cozinha Show onde, em uma grande cozinha montada especialmente para o evento, participantes vão criar pratos com ajuda de chefes nacionais e internacionais, entre eles o francês David Mansaud. Ao final do evento, poderão degustar suas iguarias.

Para participar, o candidato pode se inscrever na hora e pagar apenas R$ 25. “Estamos muito felizes porque namoramos Niterói desde fevereiro. Os frutos do mar, comida típica da cidade muito bem representada pelo Mercado do Peixe, serão a base dos pratos”, revela o diretor de produção do evento, Bosco Ladeira, que espera 80 mil pessoas durante os dias de programação.

A feira gastronômica terá ainda tendas com restaurantes tradicionais de Niterói e de Minas Gerais como o Gruta de Santo Antônio e o Imaculada, além de palestras, shows e aulas sobre alimentação.
Febre em Nova Iorque, São Paulo e no Rio a Food Truck — comidas em trailers — chega a Niterói no próximo sábado no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro. Ali, num cenário convidativo e deslumbrante, os niteroienses vão poder conhecer a nova tendência gastronômica urbana.

Zeca Baleiro encerra a programação de aniversário da cidadeDivulgação

Serão 14 trailers com culinária variada. Entre os participantes estão Bread & Beer (padaria), Mendozitos (vinho), Sushi na Kombi (comida japonesa), Nhac orgânico (piadinas, saladas e risotos), NIka (Yakissoba), Roma in Rio (massas), Tapí (tapioca), Paleta Carioca (Paletos Mexicanos), Bene — il gelatto di benedetta (sorvete) e La Furgoneta (Café).

O Food Truck acontece também no próximo domingo e nos dias 29 e 30 desse mês, das 13h às 23h. O evento tem entrada grátis. Os organizadores esperam, por dia, mil pessoas. “É gastronomia de alto nível”, avisa David Miguel, diretor da Roda de Produção.

Partiu pra onde?

Os niteroienses não precisam esperar até sábado para festejar os 441 da cidade. A partir deste domingo, os moradores da terra de Araribóia já podem comemorar. Das 11h às 20h acontece a 7ª Edição do Niterói em Cena (veja a programação em www.niteroiemcena.com.br), um dos maiores festivais do país em cartaz no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro. Às 16h, tem Cardápio Hip Hop com atividades culturais na Praia de Piratininga. E fechando a programação, o reggae, com influências do soul e do pop rock, do Cidade Negra, que apresenta às 18h, também no Teatro Popular finalizando a 1ª Semana da Juventude de Niterói.

As festividades recomeçam na quarta-feira com o Arte na Rua. A partir das 17h, a edição especial do projeto leva vários artistas às ruas de Icaraí. Já às 19h, a festa será no Solar do Jambeiro, na Boa Viagem, com o Palco Niterói Discos, que reunirá artistas que já gravaram pelo selo. E, na sexta-feira, acontecerá a inauguração do complexo cultural e esportivo Centro de Artes e Esportes Unificados de Niterói (CEU) Ismael Silva, em Jurujuba. Haverá apresentações musicais e roda de choro.

Frejat também tocará durante as comemorações do aniversário de NIteróiDivulgação

No sábado, data do aniversário de Niterói, as comemorações começam cedo. Às, 9h, tem missa na Igreja São Lourenço dos Índios, no Fonseca, com apresentação da Banda Municipal Santa Cecília, do Coral da Clin, além da Feira de Artesanato de Niterói. Às 18h, o cantor Dudu Nobre se apresenta no Largo São Jorge, na Engenhoca.

Também nesse dia a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, em parceria inédita com o Balé do Teatro Guaíra, de Curitiba, se apresentam, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, às 20h30. O espetáculo acontece ainda nos dias 23 e 24, no mesmo horário. Dando sequência à festa, a banda Suricato se apresenta, às 18h na orla de São Francisco. O grupo abre o show de Frejat.

Dia 29 os principais grupos de dança da cidade vão participar da Mostra de Dança de Niterói, a partir das 18h, na Praia de Piratininga. Às 17h, será lançado no MAC o catálogo Curando 3, terceira edição do catálogo da Sala José Cândido de Carvalho, com o registro de mais de 60 mostras.
E Zeca Baleiro e Jorge Vercillo encerram, dia 30, a programação de aniversário da cidade com shows às 18h na Praia de Piratininga.

5 palcos

Além dos shows nas ruas, estruturas maiores estão sendo montadas para os artistas principais

80 mil

Este é número de pessoas esperadas no ‘Chefe de Família’ em todos os dias de evento, no Campo de São Bento, em Icaraí

14 trailers

É a quantidade de carros que participam da Primeira Feira Food Truck, que começa no próximo sábado no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Haverá comidas mexicanas, japonesa, italiana, além de doces e bebidas

Você pode gostar