Niterói - Flora é o conjunto de espécies vegetais como plantas e árvores, de um determinado ecossistema ou específica de uma região. Mas, na coluna de hoje, vamos falar de uma que diz respeito aos bichos. É a veterinária e protetora de animais e moradora de Icaraí Flora Aymara, de 29 anos. É na figura dela que homenageio as mulheres hoje, no nosso Dia Internacional dedicado a nós.
Baiana, ela se formou na UFF há três anos, mas o amor pelos animais vem de criança, quando morava em Trancoso, sua cidade natal. Flora conta que aprendeu a gostar de bichos com a mãe, Silvia Magalhães. Ainda pequena pegava os abandonados na rua, levava para casa onde sempre ouvia da matriarca que ela tinha que arrumar um lar para eles.
E a Flora cresceu, morou em vários lugares, porém nunca esqueceu do que sua mãe dizia. Como dividia apartamento com amigas, só podia levar um animal por vez. Mas, quando foi morar sozinha não deu outra: encheu a casa de peludos e acabou ficando com três gatos.
A Gata Cristie (uma brincadeira com o nome da escritora Agatha Christie), o tigrado Zum, e Dara, que morava na rua e foi levada para ser castrada, mas estava prenha. Assustada, teria pouca chance de adoção e para não voltar à rua, Flora ficou com ela e cuidou dos filhotes.
Ela tem mais 18 gatos em casa — ao todo são 21 — e um cãozinho, todos para adoção. Por morar em apartamento, cuidar de gatos é mais fácil para a protetora. Flora já conseguiu lar para 12 cães e 30 gatos. E para cuidar deles conta com doações, também faz hospedagem para gatos e trabalha como veterinária, claro.
Mas, na Associação Casa do Cão e do Gato, em São Gonçalo, onde vai, pelo menos, uma vez por mês, ela atua como voluntária cuidando de 400 animais. É comum ainda encontrá-la nas feiras de adoção e no facebook. Ufa!!!
E voltando a Trancoso... Desde pequena, Flora não toma leite e nessa época também decidiu parar de comer carne quando soube que o frango era igual a galinha e os pintinhos do seu quintal. Mas Silvia, olha ela aí de novo, a enganava. Quando chegou aos 20 se tornou vegana. Quer saber mais sobre ela? Acessem www.facebook.com/floraaymara?fref=ts. Os animais agradecem.
Tire sua dúvida
Renata Barros, Icaraí: Meu poodle toma banho toda semana na petshop, mas passou a ter alergia.
Flávia C. R. do Nascimento,veterinária: Dependendo do problema, o banho deve ser dado até duas vezes por semana. Mas é importante saber o tipo de xampu que estão usando, se colocam perfume, se tem ectoparasitas (tipo de parasita) e se a toalha é esterelizada. O ideal é levá-lo ao veterinário.
Me leva?!
Sou o Barney, 8 anos. Não sou castrado, mas adestrado e bom de guarda! Sou velhinho, mas prometo não dar trabalho. Contato: 9-8452-0667 (Cristina)
Dia de festa
A Feira de Adoção promovida pela prefeitura faz 3 anos hoje e vai ter bolo para comemorar no Campo de São Bento. E, claro, lá também estarão alguns animais esperando por um lar. Em três anos <MC1>cerca de mil cães e gatos foram adotados através da feira. O sucesso é tanto que só esse ano esse número já é de 61 animais (28 cães e 33 gatos adotados). O evento acontece em Icaraí,São Francisco, Ingá, Piratininga e Fonseca.
Pesquisa animal
A busca por métodos alternativos ao uso de animais na pesquisa e treinamento médico é um dos temas do 3º Simpósio de Bioterismo do Einstein — Manejo, Legislação, Ética e Segurança que acontece em junho, em São Paulo. As inscrições estão abertas. O evento terá a participação, por videoconferência, de profissionais internacionais. Haverá debates sobre o uso consciente de animais na padronização e certificação internacional para laboratórios de experimentação. Informações: www.einstein.br
Bem na foto
Quer ter uma almofada que é a cara, ou melhor, o focinho do seu animal? Encomende na www.facebook.com/pages/Artes-da-Pri-Ajudando-os-Animais/202728756466895 por R$ 35 mais frete. Lá, você também encontra outros produtos. Parte das vendas é revertida para ajudar animais resgatados.