Por adriano.araujo

Rio - Pouco mais de um mês após ser retirado das ruas de Niterói, onde foi acusado de agredir quem passava na sua frente, Wigberto Rodrigues da Silva, ex-baterista de Tim Maia e Celso Blues Boy, voltou aos palcos nesta segunda-feira. Em tratamento em um hospital psiquiátrico da região, ele tocou bateria em show que faz parte da comemoração a ‘Semana da Luta Antimanicomial 2015’, no Teatro da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Icaraí. 

A apresentação aconteceu na tarde desta segunda-feira e ele teve como parceiro de palco o secretário municipal de Cultura de Niterói, Arthur Maia. Wigberto segue em tratamento no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba e, segundo os médicos que o acompanham, a apresentação e a música fazem parte do seu processo de recuperação.

Wigberto Rodrigues da Silva voltou a tocar bateria nesta segunda-feira no Teatro da UFF. Ele dividiu o palco o secretário municipal de Cultura de Niterói, Arthur Maia, que tocou baixo durante apresentaçãoDivulgação

O psicólogo da rede de Saúde Mental do município, Leonardo Almeida, falou sobre a recuperação de Wigberto. “Com apenas um ensaio ele tocou muito bem e esse é um efeito dos cuidados da saúde, ele teve um grande avanço, não só pela resposta medicamentosa, mas pela oferta do tratamento com a música”, disse.

A ‘Semana da Luta Antimanicomial 2015’, que acontece entre os dias 18 e 21 de maio, tem como objetivo chamar a atenção para o dia 18 de maio, quando é celebrada a importância da luta por condições humanas de tratamento para as pessoas com transtornos mentais. 

Foto de Wigberto em uma rua de Icaraí%2C em NiteróiReprodução Facebook

Serão quatro dias de programação, envolvendo esporte, lazer e cultura, em prol da inclusão social das pessoas que sofrem de problemas mentais. A intenção é mostrar que é possível ter melhoras nas condições de pacientes com o uso de atividades terapêuticas que instigam a comunicação e a colaboração, como música, teatro, dança, a prática do futebol, entre outras.

Relembre o caso

O ex-baterista, que sofre de problemas psiquiátricos, se tornou morador de rua e foi acolhido, no dia 8 de abril, por equipe da prefeitura de Niterói. Há relatos de que ele chegou a agredir mulheres nas ruas de Icaraí.

Moradores contam que o músico costumava ficar pelas ruas do bairro nobre da cidade, tocando uma 'bateria imaginária' com pequenos cabos de vassoura. Afirmam ainda que Wigberto atacava pedestres, especialmente do público feminino. Ele daria tapas, empurrões e até socos.

Depois de a população acionar a prefeitura, agentes das secretarias de Ordem Pública, Saúde e Assistência Social percorreram as ruas do município nesta terça-feira na tentativa de localizar o músico. Guardas municipais o encontraram e o encaminharam para a 77ª DP (Niterói). Na unidade, as equipes das secretarias foram avisadas.

Segundo a Seop, "Wigberto estava calmo e aceitou prontamente acompanhar os guardas, que tiveram uma atenção especial ao caso". Profissionais da Saúde Mental também prestaram acolhimento ao morador de rua.

Para uma melhor abordagem, levaram um violão e após um primeiro atendimento, o músico foi encaminhado ao Hospital Psiquiátrico de Jurujuba onde foi avaliado e recebeu acompanhamento e tratamento necessário.

Você pode gostar