Por marina.rocha

Niterói - Para colocar os pingos nos ‘is’, moradores do Jardim Icaraí, representantes da prefeitura e do Botafogo vão se reunir amanhã, às 18h, na Câmara de Niterói, em audiência pública. A pauta será a possibilidade do clube alvinegro voltar a realizar partidas profissionais no estádio Caio Martins no ano que vem, quando o Maracanã e o Engenhão estarão em função das Olimpíadas.

“É um glamour o Botafogo voltar a jogar na cidade, onde tem muitos torcedores. Mas temos que fazer um planejamento em conjunto para que não haja ônus para a população, por isso a audiência pública”, destacou o vereador Luiz Carlos Gallo (PROS), que pediu a reunião.

Botafoguense%2C Olivan Peres só se preocupa com a estrutura para os jogosMárcio Mercante / Agência O Dia

Síndico de um prédio próximo ao estádio, Olivan Peres diz que a maior preocupação é em relação ao trânsito e estacionamento no entorno. “Sou botafoguense, quero que os jogos aconteçam aqui, o que preocupa é a estrutura. Queremos saber se vai ter um isolamento da área, como vai ser o acesso dos moradores, e se vai haver fiscalização dos ambulantes”, argumentou.

Presidente da Associação de Moradores do Jardim Icaraí, Carlos Koehler, vai cobrar às autoridades. “O caos, os carros estacionados irregularmente, brigas, detritos em grande quantidade jogados nas ruas, prédios e residências foram marcas dos jogos do Botafogo antes da proibição”, lembrou.

A ideia primordial é incentivar o transporte público. O Botafogo e a prefeitura vão discutir com a população essa e outras questões na audiência de amanhã. Atualmente, as categorias de base do time treinam no estádio, e o vice-presidente alvinegro, Luis Fernando Santos, adianta que para receber as partidas profissionais, o Caio Martins terá de passar por algumas reformas, além do campo que já foi trocado.

“O plano é instalar novas arquibancadas e atingir a capacidade para 20 mil visitantes. Também já estamos estudando a construção de um estacionamento dentro do estádio com 500 vagas inicialmente, além da revitalização do entorno”, afirmou.

Santos explicou que está nos planos do Botafogo administrar todo o complexo do Caio Martins, incluindo o ginásio, mas que a decisão não depende só do clube. “Sei que temos condições de gerir bem o complexo, mas isso ainda tem que ser conversado”, contou.

O prefeito Rodrigo Neves afirmou que o município só tomará a decisão final após ouvir todos os segmentos da sociedade. “Faremos um encaminhamento conclusivo nos próximos dias a partir das conversas dos moradores e empresários”, disse.

Canto do Rio será parceiro

Outro ponto destacado por Luis Fernando Santos é que, com a volta da partidas profissionais do Botafogo para o Caio Martins, o clube papagoiaba Canto do Rio também poderá utilizar o estádio para jogos e treinos.

A parceria já está prevista e o presidente do time niteroiense, Rodney Gomes de Melo, está animado. “Nossa expectativa é a melhor possível. Espero que tudo se resolva o quanto antes e da melhor forma”, disse Melo.

Você pode gostar