“O 153 é mais um reforço para a cidade. A gente tem recebido ligações até de pessoas que não conseguem falar no 193 (Corpo de Bombeiros), que está sobrecarregado. E nós temos muita agilidade nas ações, até porque temos contato direto com outros órgãos”, disse o vice-diretor do Cisp, Nilson Cunha.
Já houve situação em que o guarda na rua ficou sabendo de determinada ocorrência em 17 segundos. Um caso emblemático foi de uma senhora, moradora de Piratininga, que ligou para denunciar um movimento suspeito na Rua Manuel Pacheco de Carvalho, um homem que arremessou uma sacola por ali. “E quando a nossa equipe chegou lá, apreendeu a bolsa cheia de munições de armas diferentes”, destacou Cunha.
Mas quem lidera o ranking, com 38% das reclamações, são as ocorrências de trânsito. Logo atrás estão as denúncias ligadas a crimes, que abocanham 30% das ligações. “A maioria dos acidentes de trânsito acontece nos cruzamentos do Centro e da Zona Norte”, afirmou o coordenador Leandro Rodrigues.
O Cisp funciona 24h sempre com sete guardas municipais, um agente da NitTrans e um policial militar, o que, segundo o vice-diretor, agiliza bastante o serviço. E outra plataforma que aproxima a população é o whatsapp: 98099-2160, por onde eles também recebem denúncias.
E Nilson Cunha está bem otimista. “O objetivo é índice zero de criminalidade sempre”, falou.
Ainda faltam 300 câmeras