São Paulo - A Audi lançou nesta semana a terceira geração do compacto A3, na versão com quatro portas Sportback. Os preços partem de R$ 94.700, equipado com motor 1.4 litro.
O novo hatch traz linhas bem acentuadas, que o deixaram com um visual bem esportivo. No interior, a tela de multifunções subiu e ficou com melhor visualização, e opera em português do Brasil no comando por voz. Já a disposição dos botões no console não ficou harmônica, além das entradas para CD e cartão de memória estarem mal localizadas, escondidas dentro do porta-luvas.
Esses detalhes de ergonomia passam rápido quando chega a hora de pisar no acelerador. Testamos o modelo com motor 1.8 TFSI, de 180 cv — que custa R$ R$ 124.300. Com cinco modos disponíveis para condução, até no modo econômico (Efficiency) o A3 Sportback impressiona no desempenho. Uma pisada no acelerador faz o motorista grudar no banco e a aceleração surpreende, sendo fácil atingir os 100 km/h — leva 7,3 segundos partindo do zero. O câmbio S tronic de sete velocidades aumenta o prazer na direção com trocas quase imperceptíveis.
O freio, com suportes eletrônicos, é adequado ao hatch, bem eficiente mesmo em uma leve acionada no pedal.A nova geração do A3 também focou na economia de combustível. O carro ficou mais leve que a geração anterior — só o motor está 21 quilos mais leve, com o uso de aços mais leves e alumínio. Aliado ao sistema Start-Stop e KERS, o computador de bordo de nosso modelo atingiu os 14 km/l em um percurso combinado de cidade e estrada, ainda que com vários momentos de ‘pé embaixo’.
Em suma, a terceira geração do A3 Sportback traz prazer em dirigir, investimento em tecnologia para conforto, conectividade, segurança e economia de combustível, com o revés de um acabamento interno que não está a altura dos demais veículos da marca dos quatro anéis. Ainda assim, os preços reduzidos o tornam uma boa compra.