Rio - De olho nos mercados emergentes e na demanda por veículos de baixo custo, a Nissan ressuscita a antiga Datsun. Extinta em 1983, a marca está de volta com o lançamento do compacto Go, que vai estrear, em 2014, na Índia — em seguida será a vez da Rússia, da Indonésia e da África do Sul, o que não descarta a vinda do modelo para o Brasil.
O possível desembarque do Go em solo brasileiro se deve a alguns fatores. Um deles é por utilizar a mesma plataforma do March. E como este último será fabricado em Resende, no Sul Fluminense, nada impede que o Go compartilhe a mesma linha de produção e seja o novo modelo de entrada da Nissan, mas com o logotipo da Datsun.
Outro fator é que a Nissan utilize a mesma estratégia já aplicada pela Renault, que faz sucesso no Brasil com modelos oriundos da romena Dacia, como é o caso do Sandero, Logan e Duster. Assim, o Datsun Go e outros futuros modelos da marca que venham a ser lançados poderiam ser vendidos no Brasil com a logomarca da Nissan. Portanto, não se assuste se o Datsun Go for vendido no Brasil como Nissan March.
Com dimensões muito próximas do March — tem o mesmo comprimento e entre-eixos, mas é pouco menor na largura e na altura —, o Go vai ser oferecido na Índia com um propulsor três cilindros 1.2 l a gasolina — a Datsun não forneceu detalhes sobre a unidade. Já o câmbio será manual de cinco marchas.
Sem afetações estéticas, mas visual com vincos pronunciados na dianteira e laterais, o Go tem interior bastante simples. Chama atenção a manopla do câmbio e a alavanca do freio de mão localizados no painel e não entre os bancos — a assento dianteiro, aliás, é inteiriço.