Rio - Ele vai desembarcar no Brasil no segundo semestre de 2014. É o BMW i3, primeiro carro elétrico a ser produzido em série pela marca bávara. Lançado nesta semana, em Nova York, o compacto chegará ao mercado europeu em novembro próximo e se destaca pela construção com farto uso de materiais leves.
Para diminuir o peso, o i3 adota sistema batizado de ‘LiveDrive’, de dois módulos. No primeiro — Life —, a ‘célula’ dos passageiros é composta por plástico reforçado com fibra de carbono. Já o segundo módulo — Drive — tem construção feita em alumínio, presente na suspensão e na estrutura de impacto — o i3 pesa apenas 1.195 kg.
Com 4 metros de comprimento — mesmo do Fiat Punto —, o i3 tem motor elétrico na traseira, com 125 kw — são 170 cv de potência. De acordo com a BMW, é possível atingir a velocidade máxima de 150 km/h e a autonomia varia entre 130 km e 160 km, enquanto que a bateria pode ser recarregada em oito horas quando plugada em tomadas de 220 volts.
Opcionalmente, o i3 pode contar com pequeno motor dois cilindros a gasolina de 650 cm³ e 34 cv de potência. Este é montado também no eixo traseiro e destinado exclusivamente para recarregar a bateria, possibilitando autonomia de 300 km.