Itirapina (SP) - Imagem é tudo, pensam alguns, e nessa lógica a Renault busca associar o losango à esportividade. O Fluence GT empolga e ajudou a melhorar as vendas do Fluence, este, por si, um bom sedã.
Agora, em caminho mais radical, a marca chega às versões Mégane R.S., um esportivo forte — tem 265cv com câmbio manual 6 M — produzido na Espanha e testado no aeródromo de Broa, interior de São Paulo, em velocidades acima dos 200 km/h. Pleno de performance, o Renault já está em fase de homologação e estará à venda, em lotes pequenos, a partir de 2014.
O preço ainda está sendo definido, mas na Europa, o carro parte de 32 mil euros, ou cerca de R$ 90 mil. Com a boa cota da Renault no Inovar-Auto e impostos reduzidos, custará cerca de R$ 120 mil, salgado para a marca generalista que precisa avisar que disputa a Fórmula 1.
Andamos em duas versões, o Sport e o Cup. O primeiro, mais ‘comportado’, indicado para arroubos na cidade, e o Cup, com suspensão mais firme, usa motor turbo, como seu ‘irmão’ e obtém alto torque em faixa ampla de rotações.
Há equipamentos desligáveis de controle de estabilidade e tração. Nos topo de linha existem a telemetria multifuncional, com informações sobre a pressão do turbo, que pode chegar a 1,2 bar, aceleração ‘G’ lateral e longitudinal, freios e cronômetro de volta e zero a 100 km/h. Nessa medição, o R.S. deixa a imobilidade e chega aos 100 km/h em 6 s e atinge a máxima de 265 km/h.
A seu favor um recorde histórico de 2011 no circuito norte de Nurburgring, Alemanha, mantido até hoje. O equilíbrio do projeto foi responsável por isso e o carro tem desempenho invejável. Modelo de nicho que vai brigar contra o Audi A3, Mini Cooper S e os futuros Honda Civic Si e Golf GTi. No resíduo, encara com mais oferta de serviço e peças o Mitsubishi Lancer Sportback.
Jornalista viajou a convite da Renault