Rio - Um brinquedinho para poucos. Foi o que a Galpin Auto Sports apresentou durante o Concours D’Elegance de Pebble Beach, na Califórnia, Estados Unidos. Trata-se da versão definitiva do GTR1, que a preparadora norte-americana irá produzir em 2014 — deverão ser fabricadas entre seis a vinte e quatro unidades, que custarão, cada uma delas, cerca de US$ 1 milhão ou R$ 2,4 milhões.
Fruto de um trabalho que consumiu mas de 12 mil horas, o Galpin GTR1 é uma releitura baseada no Ford GT e impressiona por diversos aspectos. Um deles é a alta sede de esportividade. Afinal, o GTR1 é equipado com um motor V8 5.4 litros capaz de oferecer nada menos do que 1.037 cv de potência máxima — se abastecido com combustível de 100 octanas, a potência salta para 1.212 cv.
De acordo com a preparadora, o superesportivo pode atingir a velocidade máxima de 362 km/h e faz o 0 a 100 km/h em 3 s.
Com peso total de 1.360 kg, graças à utilização em larga escala de materiais bastante leves, como alumínio e fibra de carbono, o Galpin GTR1 não abusa nos adereços estéticos. Sóbrio, o tunado é equipado com rodas de liga leve de 20 polegadas — pneus Pirelli P Zero Rosso de alta performance —, ostenta faróis de LEDs e duas saídas de escapamento cromadas, entre outros detalhes.
Já o interior do Galpin GTR1 é um capítulo à parte e unicamente ‘decorado’ na cor azul. O painel de instrumentos é feito de alumínio usinado e o sistema multimídia é fornecido pela Macintosh. Os bancos são de fibra de carbono e revestimento em couro.