Frankfurt (Alemanha) - O maior salão de automóveis do mundo, o de Frankfurt, na Alemanha, abriu suas portas para a imprensa nesta terça-feira. Do evento saem os futuros carros que estarão nas ruas de todo o planeta, inclusive nas nossas.
A mostra alemã recebe as principais fabricantes de automóveis de todos os continentes. Confira os destaques das principais marcas:
Audi
No discurso da sustentabilidade, mas sem perder a esportividade, a Audi cai de cabeça. O e-Tron faz parte das prioridades do grupo VW para atingir o ecologicamente correto. Perto dele, o novo conceito Quattro (foto), que resgata traços históricos e entrega um motor 4.0 litros gasolina de 567 cv e um elétrico de 153 cv, resultando em 700 cv. O A3 aparece com a versão Cabrio e o A8, grande, com conjunto ótico totalmente em LEDs inteligentes.
BMW
Na BMW, grandes máquinas são ofuscadas pelo i3, do tamanho do VW Polo e totalmente em fibra de carbono e alumínio, com motor elétrico central. Acabamento simples e pneu fino, de baixa resistência ao rolamento — 150 km de autonomia. Custa 42 mil euros e vai ser vendido no Brasil em 2014.
Chevrolet
A marca norte-americana mostra a linha 2014 do Camaro na mostra alemã. Com leve reestilização, a versão conversível chama atenção.
Citroën
A Citroën anda de lado com a crise, mas se renova e busca saídas inteligentes. Vários carros de baixo consumo dividem espaço com o novo C4 (foto) e o conceito Cactus, próximo da linha de montagem.
Fiat/Ferrari/Maserati
Nos domínios italianos do grupo Fiat, poucas novidades além de versões. A Ferrari 458 Italia Speciale cativa. É linda. Perto dela a esportivíssima Alfa Romeo 4C em versão final de produção. O Maserati Ghibli, clássico, ressurge na história do luxo.
Voltando a Ferrari, esta Speciale é a mais potente da linha. O motor foi calibrado para obter melhor rendimento. O V8 4.5 litros saltou de 570 cv para 605 cv. O resultado: o propulsor naturalmente aspirado é o mais potente do tipo desenvolvido pela Ferrari. O peso também diminuiu. A 458 Speciale pesa 1.290 kg em relação aos 1.390 kg da Italia.
Ford
Prestigiada na Europa, a Ford exibe o conhecido Fusion, batizado aqui de Mondeo Vignale Concept, em carroceria sedã e SW. Agrada pelo espaço e deve ser lançado em 2013.
Honda
No estande da Honda, o destaque é o Civic Tourer, wagon elegante, derivada do sedã, que não irá para o Brasil; e o conceito híbrido NSX (foto).
Jaguar
A marca britânica de carros de luxo exibe um dos principais destaques do Salão de Frankfurt: o SUV C-X17 é um conceito cujas linhas servirão de base para um futuro utilitário.
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz, dona do maior estande, mostra muitas máquinas. O CLA, a ser feito na Hungria e no México; o SUV pequeno GLA (foto), a ser montado também no Brasil, na mesma linha do Classe C, que será nacional; e bólidos AMG diversos, como a CLA 45 AMG. Valem ser vistos também o S 63 AMG, para o tiozão apressado, e o novo Classe S.
Peugeot
A Peugeot exibe o 2008 no Salão de Frankfurt. O futuro concorrente do EcoSport deve chegar ao Brasil até o fim de 2014. Também está no estande da francesa o novo 308.
Porsche
A Porsche anuncia aos quatro ventos que fez um carro para dar poeira na Ferrari e na Lamborghini. Ele é impressionante mesmo. O 918 foi lançado aqui para resgatar a eficiência histórica da marca da esportividade com um híbrido que acelera de zero aos 100 km/h em 2,8 segundos. O supercarro usa a potência de um motor V8 a gasolina traseiro associado a um elétrico na dianteira, que resulta em 887 cv de potência máxima. Um verdadeiro absurdo. Para completar, o carro tem um desenho instigante, com escapamentos no alo da traseira, escorada por um aerofólio ativo.
Renault
A Renault festeja a tendência que inaugurou com os elétricos puros e hoje todos copiam. Aposta ainda no sucesso repaginado do Sandero, Logan e Duster. A marca ainda apresenta o Captur (foto), que desembarcará no Brasil ainda em 2014 como SUV premium.
Suzuki
A Suzuki aproveita o Salão de Frankfurt para mostrar os conhecidos todo-terreno da gama de modelos. E a grande surpresa da marca japonesa é o protótipo iV-4 (foto), que tem cara de carro que em breve ganhará a linha de produção — deve ser lançado em 2015 e pode chegar no Brasil no ano seguinte. É pequeno, prático e ágil, como manda a atual onda dos jipinhos. Ficará em um patamar entre o Jimny e o Grand Vitara.
Volkswagen
Na Volkswagen, o destaque é o e-Up! (foto), que é a bola da vez. Pequeno, econômico e urbano, custa 27 mil euros e vai aumentar a oferta de elétricos puros — terá até uma versão cargo. O e-Golf amplia o conceito para os médios, que, na sua geração VII, teve o lançamento para o Brasil há poucos dias, mas nas versões com motor movido a gasolina.