Por leandro.eiro

Rio - A Toyota dá mais um passo no mercado de veículos ecologicamente corretos. A aposta é o i-Road, elétrico que ganhará as ruas do Japão em 2014. O modelo fará parte da frota do sistema integrado de transporte Ha:Mo, que terá 62 bicicletas e 55 carros elétricos de aluguel espalhados por 17 estações próximas a terminais de trem, metrô, ônibus e centros comerciais da cidade de Toyota.

Toyota i-road%3A projeto de carros de aluguel no JapãoToyota i-road


Apresentado ainda como um conceito no Salão de Genebra, em março passado, o i-Road lembra o Renault Twizzy. Mas ao contrário do modelo da marca francesa, o japonês é equipado com três rodas, sendo duas na dianteira e uma na traseira — no Twizzy são duas em cada eixo.

Com capacidade para dois ocupantes, o i-Road tem dois motores elétricos de 2kW montados nas rodas dianteiras — total de 2,71 cv de potência. A autonomia é de cerca de 50 km e a bateria pode ser recarregada em tomadas doméstica em até três horas.

O mais interessante do i-Road, porém, é o sistema de inclinação em curvas — ‘Active Lean’. Este é capaz de equilibrar automaticamente o modelo nas curvas ou em superfícies irregulares. O cálculo é feito com base no ângulo de direção e na velocidade do veículo — o volante transmite as informações para os sensores que ativam o sistema.

Pequeno elétrico de três rodas tem capacidade para dois ocupantesDivulgação


i-road se equilibra automaticamente nas curvasDivulgação


Você pode gostar