Rio - A apresentação oficial será apenas em novembro, durante a realização do Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos. Mas a BMW resolveu se antecipar e adiantar como será a versão conversível do Série 4, que chega quatro meses depois da marca bávara mostrar a opção cupê — ambas vão estrear nos mercados europeu e americano no primeiro semestre de 2014.
Sucessor do Série 3, o Série 4 Cabriolet chegará ao mercado equipado com duas opções de motorização movida a gasolina e uma a diesel. As duas primeiras são as unidades quatro cilindros 2.0 litros turbo de 246 cv de potência máxima e V6 3.0 l turbo de 306 cv. Já o motor a diesel é um turbodiesel de quatro cilindros 2.0 l e 184 cv.
Todas as três versões de motorização podem ter câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades. A tração, no entanto, é sempre traseira, como deve ser em qualquer esportivo. Segundo a BMW, a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
Uma evolução do antigo Série 3, o novo Série 4 conversível é equipado com teto rígido retrátil que pode ser aberto ou fechado em 20 segundos as velocidades de até 18 km/h. Destaque fica por conta do sistema de ar quente direcionado para a nuca dos passageiros e que permite rodar com a capota arriada mesmo em dias frios. Ainda com o teto aberto, o ar-condicionado digital se ajusta de acordo com a temperatura externa e a velocidade.
Disponível em três opções de acabamentos — Sport Line, Luxury Line e Modern Line —, o Série 4 Cabriolet pode ser equipado também com pacote M Sport. Este é composto por rodas de 18 ou 19 polegadas, suspensão recalibrada e volante esportivo, entre outros equipamentos.
Nos Estados Unidos, os preços da versão conversível do Série 4 são a partir de US$ 49,6 mil — pouco mais de R$ 108 mil. A BMW, contudo, não revela se trará o modelo para o Brasil, mas é bem provável que o esportivo desembarque por aqui no fim do segundo semestre de 2014.