Por leandro.eiro

Rio - Na China, os números são superlativos. Por ser o maior mercado produtor e consumidor de veículos — em 2013 foram vendidas mais de 19 milhões de unidades, um crescimento de 18% em relação ao ano de 2012 —, o Salão de Pequim, como era de se esperar, também é grandioso.

Lamborghini Aventador LP 700-4 Nazionale esbanja esportividadeReprodução Internet


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Não por acaso, o evento — teve início na última segunda-feira e vai até 29 de abril — surpreende. Afinal, a edição 2014 do Salão de Pequim é realizada em uma área total de 230 mil m², com nada menos do que 17 pavilhões, onde estão reunidos mais de dois mil expositores de 14 países diferentes e onde também acontecem 118 estreias mundiais — são ao todo 1.134 os veículos expostos.

Negócio da China

Como a China tem um mercado automotivo produtor e consumidor de proporções gigantescas, era de se esperar tamanha oferta de modelos na edição 2014 do Salão de Pequim. E, como não poderia deixar de ser, o evento é capaz de reunir desde pequenas fabricantes chinesas até as mais importantes marcas da indústria ocidental.

O Audi TT Offroad concept usa plataforma do Golf e é híbridoReprodução Internet


As opções, obviamente, são para todos os gostos e podem agradar os mais criteriosos aficionados por automóveis. É claro que o Salão de Pequim também reserva espaço para modelos que mais se parecem cópias, como é o caso do Kawei K1, que lembra bastante a Ford F-150. Há ainda espaço para o lançamento de modelos feitos exlusivamente para o mercado chinês, como, por exemplo, o novo Chevrolet Cruze.

E como era de se esperar, a gama de modelos exposta na edição deste ano do Salão de Pequim é bastante farta. Não por acaso é capaz de contemplar apimentados superesportivos, sedãs de entrada e de luxo, os mais variados utilitários esportivos, cupês e hatches médios e compactos, entre tantos outros.

Mercedes-Benz Concept Coupé SUV vem para fazer frente ao BMW X6Reprodução Internet


'Santa inspiração' dos designers locais

Audi, Bugatti ou Koenigsegg? Ford, Chevrolet ou Volkswagen? Que nada. O Salão de Pequim também é uma plataforma de lançamentos da indústria automotiva local, que, é claro, é bastante sortida e diversificada. E muitos dos modelos apresentados no evento, embora parecidos, são ilustres desconhecidos do mundo ocidental.

É o caso do utilitário esportivo Haval H2 e da picape GAC Gonow GA 1027. Se duvidar, ambos nunca foram vistos pelos brasileiros, mesmo os mais aficionados por automóveis. No entanto, um dado curioso chama atenção para os dois modelos presentes na edição 2014 do Salão de Pequim.

Haval H2. Parecido com o Audi Q3%3FReprodução Internet


Ambos lembram veículos de fabricantes ocidentais. O Haval H2, por exemplo, mais se parece com uma cópia não muito aprimorada do Audi Q3, após um cruzamento infeliz com o Range Rover Evoque. Já a GAC Gonow GA 1027 tem design dianteiro que copia claramente o Volkswagen Amarok.

Outros pouquíssimo ou quase nada conhecidos do público brasileiro são os modelos da Changan e da Roewe. O primeiro, o da Changan, é batizado de Aedo, enquanto que o segundo atende pela alcunha de 550. Além deles, há o estranhíssimo D50, da Beijing Auto Shenbao.

A picape GAC GA1027%2C tal e qual a AmarokReprodução Internet


Um outro modelo pouco conhecido dos brasileiros, mas que chama a atenção é o Zotye Z300 — a fabricante Zotye está em processo para se instalar no Brasil e vai estrear por aqui no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro próximo. O Z300, aliás, é sério candidato a ser montado em Colatina, no Espírito Santo, e tem visual dianteiro que lembra, se parece e é assemelhado ao do Honda City.

No Brasil, a marca chinesa deve lançar até seis modelos em 2015. Quem abre a gama é o compacto Z100, seguido pelo utilitário esportivo T200. Ambos são equipados com motores Mitsubishi.

O Z 300 lembra muito o Honda City e tem algo de novo CorollaReprodução Internet


Promessas do oriente

Conceitos, tendências e modelos prontos para serem vendidos no Brasil. Apesar do Salão de Pequim concentrar seu foco no gigante mercado chinês, alguns veículos têm expectativa de desembarcar em solo brasileiro num futuro breve.

Começando pelos grandes, a Ford confirmou no evento a produção do utilitário esportivo Everest, de sete lugares baseado na Ranger, que por aqui vai comprar briga com a Chevrolet Trailblazer e Hyundai Santa Fe.

Ford Everest%3A produção confirmadaReprodução Internet


O projeto global foi desenvolvido na divisão australiana da marca. Sua fabricação na América Latina deve ocorrer na fábrica de Mendoza, na Argentina, de onde sai a Ranger para o Brasil. Provavelmente a gama de motores deve ser a mesma da picape: uma opção flex 2.5 litros, com 173 cv; e o bloco turbodiesel 3.2 litros, de 200 cv. O câmbio deve ser somente o automático de seis velocidades.

Num andar mais baixo, duas fabricantes chinesas apresentaram jipinhos que estarão aqui a partir de 2015. O primeiro deles é o JAC T4, SUV compacto que vem depois do irmão maior T6. A apresentação da dupla deve ocorrer no Salão de São Paulo, que vai acontecer em outubro. O lançamento no Brasil deve ficar para o meio do ano que vem. O detalhe interessante é que o modelo terá câmbio automático CVT, que vai operar em conjunto com o motor 1.5 JetFlex de 127 cv, debutante nos recém-lançados J3 S e J3 S Turin.

JAC T4%3A o primeiro da marca chinesa com câmbio CVT no BrasilReprodução Internet


Com visual mais futurista e ‘parrudo’, a Chery lançou o novo Tiggo na mostra chinesa. Junto com ele, a notícia de que a montadora planeja fabricar um utilitário na planta que está construindo em Jacareí, no interior de São Paulo. Porém, como o SUV foi recentemente reestilizado por aqui, esta geração e sua consequente nacionalização é história para 2016.

A Volkswagen comemora os 40 anos do Golf no Salão de Pequim com duas versões: a Edition e a R400. A primeira é uma versão ‘pacífica’. Já a última espanta com o motor 2.0 litros turbo de 400 cv. Em paralelo com câmbio DSG de seis marchas e dupla embreagem, mais tração integral, acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge máxima de 280 km/h. A fabricação em série foi confirmada, mas sua vinda para o Brasil é incerta.

Golf R 400%3A 40 anos do hatch comemorados com versão 'nervosa'Reprodução Internet


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