Por leandro.eiro

Rio - O Salão de Genebra pode até não ter a magnitude de Paris ou de Frankfurt. Mesmo assim, a mostra suíça, entre os dias 5 e 15 de março, tem charme e é uma destacada plataforma de lançamentos da indústria automotiva. De lá, é claro, são diversas as novidades.

O Renault Kadjar vai compor a gama de 'aventureiros' com o Captur%2C mas não chega ao BrasilDivulgação

>>> GALERIA DE FOTOS: PRÉVIA DO SALÃO DE GENEBRA

Entre as atrações da edição 2015, a apresentação oficial do Renault Kadjar, novo utilitário esportivo da marca francesa. ‘Irmão’ maior do Captur, o SUV tem linhas futuristas e está previsto para chegar ao mercado europeu no segundo semestre deste ano — pena é que é muito pouco provável que seja vendido no Brasil.

Outra francesa que se destaca em Genebra é a Citroën. Quer dizer, a DS, que agora é uma marca dentro da própria Citroën e que mostra o novíssimo DS5. Visual repaginado, interior renovado e motorizações mais eficientes dão a tônica do modelo — o DS5 deverá desembarcar no Brasil no segundo semestre de 2015.

O Porsche Cayman GT4 tem V6 3.8 l com 385 cv e chegará aqui no segundo semestre Divulgação

O mercado brasileiro, aliás, também passará a ter um outro lançamento presente no Salão de Genebra. É o Porsche Cayman GT4, que está bem mais agressivo tanto no visual, como na motorização. Debaixo do capô, uma unidade V6 3.8 l com 385 cv de potência máxima — são 45 cv a mais do que a antiga versão mais parruda do Cayman, a GTS.

Também mais potente está o Bentley Continental GT, uma das estrelas da inglesa em Genebra. O motor W12 6.0 l, que conta com dois turbos, passa a ter 590 cv — antes eram 575 cv. Além de mais vigor, o propulsor está 5% mais econômico. Segundo a marca, quando não há necessidade, a unidade desliga seis dos doze cilindros.

O Bentley Continental GT está mais potente — o W12 6.0 litros agora entrega 590 cvDivulgação

Entre a robustez e a velocidade

Ainda entre os esportivos, a novidade é o Lotus Evora 400, o mais potente da história da marca inglesa. Belo design e motor fornecido pela Toyota — um V6 3.5 l com 400 cv.

Não menos interessantes visualmente, os conceitos Kia Sportspace e Mercedes-Benz G500 4x4². O primeiro tem desenho do estúdio de design da coreana em Frankfurt, sob a ‘batuta’ de Gregory Guillaume.

Ainda um conceito%2C o G500 4x4² pode transpor alagamentos de até 1 m de profundidadeDivulgação

Já o protótipo alemão usa o mesmo conjunto mecânico do G63 AMG 6x6, tem 45 cm de vão livre do solo e pode transpor trechos alagados com até 1 m de profundidade.

Na Mitsubishi, a quinta geração da picape L200, em breve no Brasil — motor turbodiesel 2.4 l com 154 cv ou 181 cv. Já a Subaru mostra o redesenhado Outback — aqui no segundo semestre —, enquanto que a Ssangyong tem o Tivoli, SUV com tamanho do Ford EcoSport.

O Lotus Evora 400 é o mais potente da história da marca e tem motor V6 com 400 cv Divulgação


Você pode gostar