Por helio.almeida

Rio - A participação acalorada do pastor Silas Malafaia no programa Na Moral, da "TV Globo", repercutiu nas redes sociais na noite desta quinta-feira a ainda na manhã desta sexta. O pastor dividiu o palco com um ateu, um representante do culto africano e um padre. O debate sobre o Estado Laico esquentou quando o tema mudou para para o enriquecimento dos pastores evangélicos, o que provocou reação de Malafaia.

Debate sobre Estado Laico teve discursos fortes%2C em especial do evangélicoDivulgação

“As pessoas não conhecem a vida das pessoas que estão na igreja, e ficam dando peruada e falando asneira, como eu acabei de ouvir aqui, dizendo que o Evangelho tá vendendo alguma coisa. Então quer dizer que todo evangélico é rico? Porque se a gente vendeu riqueza e já tem 30, 40 anos vendendo riqueza, então tem um bando de otários que continuam lá.Conversa!”, retrucou o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec).

O enriquecimento dos pastores foi posto em questão pelo presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), Daniel Sottomaior, segundo o qual a teologia da prosperidade (doutrina religiosa cristã baseada no enriquecimento material como bênção de Deus) funciona como um comércio, e que seu único resultado seria o enriquecimento dos líderes evangélicos.

No Twitter, muitos internautas criticaram a posição do pastor. "Malafaia diz que evangélicos sofrem preconceito para logo em seguida chamar as religiões afro-brasileiras de macumba", disse @TonyGoes. No YouTube, um dos muitos comentários contra o evangélico afirma "Malafaia contra o mundo! Tanta truculência. Incompatível com o espírito cristão!", postou Tiago Melo. No Google Plus, Regiane S.R. questionou criticando o programa: "Essa era a intenção? ibope? Conseguiram!".

Rápido no gatilho

O programa seguiu com muitas interpelações do pastor, em especial ao representante ateu e ao babalorixá Ivanir dos Santos. Segundo o babalorixá, a umbanda tem sido demonizada por outras religiões e um crente não consegue dividir o mesmo espaço com um umbandista. Malafaia rapidamente respondeu que andar com o outro não significa concordar com o pensamento dele, e chamou a sociedade de hipócrita.

"Você muitas vezes não precisa fazer uma caminhada pra dizer que tolera o outro, porque a caminhada também tem viés de interesses políticos, de ONGs e de organizações. Somos à favor na Estado Laico. Não queremos privilégio nem pra nós nem pra ninguém", disse Malafaia, dizendo que muitas vezes os evangélicos não são convidados.

O debate entre adeptos do cristianismo foi mais suave. O pastor Silas Malafaia reagiu com um sorriso à resposta do padre Jorjão, ao responder ao questionamento do apresentador Pedro Bial sobre o que estaria havendo com a Igreja Católica, que tem perdido fiéis para os segmentos evangélicos. O padre disse que muitos fiéis estão buscando “outras religiões” ao invés de afirmarem ser católicos não praticantes. “Então, melhor que sejam bons cristãos do que mal católicos”, afirmou Jorjão.

Você pode gostar