Por helio.almeida

Bahia - Um jovem padre provocou furor na pequena cidade baiana de Gavião, a 245 quilômetros de Salvador, Bahia, ao anunciar que vai largar a batina para assumir um relacionamento com uma jovem de 23 anos, que está grávida dele. O anúncio foi feito pelo padre Gerônimo Moreira, de 32 anos, no domingo passado, com a leitura de uma carta durante as missas na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

'A gente começou uma amizade e despertou algo diferente'%2C disse o agora ex-padreReprodução Internet

Ordenado sacerdote em novembro de 2009, Gerônimo revelou que se relaciona com Emília Carneiro desde o ano passado. Ele e a jovem se conheceram quando o padre ainda era seminarista, em 2007.

“A gente começou uma amizade e despertou algo diferente, mas eu pensava que seria padre e que não haveria essa possibilidade”, contou Gerônimo, ressaltando que nunca havia tido dúvida sobre sua vocação religiosa: “Minha família é religiosa. Desde os 7 anos eu dizia que queria ser padre. Aos 13... 14 anos, comecei a namorar e parei de falar que queria ser padre, mas aos 20 anos terminei o segundo grau e resolvi que tinha que decidir o que faria e fui para o seminário em 2002”.

Após seis anos de estudos e passagens por paróquias de São Gonçalo dos Campos, Salvador e Feira de Santana, Gerônimo assumiu a paróquia de Gavião em 2011, mas logo percebeu que o sentimento por Emília não era apenas amizade e entrou em crise.

Ao procurar a jovem, descobriu que o interesse era recíproco. “Desde 2012, quando aconteceu o primeiro beijo, a gente falava que aquilo não deveria ter acontecido. Ela ficava preocupada, ficamos assim alguns dias, mas não conseguíamos conter a vontade de ficar junto”, explicou o agora ex-padre.

Casório será na igreja

Emília trabalha como secretária numa escola e está no terceiro mês de gravidez. Gerônimo, já como ex-padre, vem fazendo ‘bicos’ como pedreiro e planeja cursar uma faculdade de Engenharia. O casal vai morar num imóvel em Feira de Santana, que pertence ao irmão de Gerônimo e está sendo reformado. O casal planeja celebrar o matrimônio em uma igreja católica, mas para isso precisa de uma autorização do Papa Francisco.

“O bispo ficou de se informar sobre os procedimentos. Acho que o padre precisa fazer uma carta pedindo dispensa para casar na igreja. Geralmente, os papas liberam”, disse ele.

Gravidez fez casal assumir

Antes do amor, Gerônimo e Emília mantiveram a amizade por mais de 4 anos, período em que o então seminarista frequentou a comunidade em que a jovem morava para fazer pregações. Ele contou ao portal G1 que tomou a decisão de revelar sua história quando Emília descobriu a gravidez, em maio. “A gente precisava assumir. De imediato resolvi assumir. Nós conversávamos muito com medo da reação das pessoas, não queríamos ser motivo de escândalo para a comunidade. O pai dela disse que pela nossa amizade tinha medo que isso acontecesse, mas, como assumi, a família dela encarou com mais tranquilidade”, afirmou.

Você pode gostar