São Paulo - O deputado José Genoino (PT-SP) protocolou nesta quarta-feira um pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara dos Deputados, informou a diretoria-geral da Casa. O petista foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão no processo do mensalão.
Para que o pedido de aposentadoria por invalidez seja confirmado, Genoino terá de ser submetido a uma junta médica da Casa, para que seja avaliado se o parlamentar tem alguma doença. Se a doença for confirmada, ele será aposentado com o salário integral de deputado federal, que, atualmente, é de R$ 26,7 mil.
Suplente na eleição de 2010, o parlamentar assumiu o mandato de deputado federal no lugar de Carlinhos Almeida, eleito prefeito de São José dos Campos (SP). Em julho, Genoino foi submetido a uma cirurgia para correção de dissecção de aorta.
Genoino é ex-presidente do PT e foi condenado, em 2012, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por formação de quadrilha e corrupção ativa por envolvimento no esquema do mensalão. O Supremo confirmou, por unanimidade, a pena de prisão de 6 anos e 11 meses.