Por bferreira

Rio - A densa fumaça causada pela explosão de uma carga de fertilizante no litoral Norte de Santa Catarina pode chegar aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O acidente aconteceu na terça-feira à noite no terminal perto do porto de São Francisco do Sul e obrigou 380 moradores da região a deixar suas casas. A cidade está em situação de emergência.

Ontem havia polêmica em torno da natureza da fumaça, causada pela reação química num contêiner com nitrato de amônia, difosfato de amônia e cloreto de potássio — a queima não gerou chamas. Enquanto o governo do Estado de Santa Catarina tentava acalmar a população informando, em nota oficial, que a fumaça não era tóxica, especialistas afirmavam o contrário.

Explosão em fábrica de fertilizantes gera fumaça tóxicaFábio Santos / Agência O Dia



Mais de 100 pessoas precisaram de atendimento médico por apresentarem sintomas de intoxicação. Inalada em grandes quantidades, a fumaça causa irritação nos olhos, garganta e pulmões, além de náuseas e até insuficiência respiratória nos casos mais graves.

Mais de 200 bombeiros estão trabalhando na região, e a Polícia Militar e o Exército estão patrulhando o local para garantir a segurança dos imóveis desocupados.

A fumaça poderá chegar a outros estados porque um ciclone extratropical está no Sul e Sudeste, e fortes rajadas de vento devem continuar hoje — as áreas mais afetadas são as que são próximas ao mar. A única possibilidade de evitar que outras regiões sejam atingidas é a queima ser controlada pelos bombeiros ainda hoje.

Você pode gostar